Saiba quais são as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional

Saiba quais são as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional

Você terminou a graduação e pensa em fazer uma pós-graduação? E já decidiu que entre um curso lato sensu (especialização) e um curso stricto sensu (mestrado), prefere este último? Muito bem, você está pronto para enfrentar os desafios de um mestrado.

Mas, qual você prefere? Mestrado acadêmico ou profissional? O MEC garante que as exigências e o título do mestrado acadêmico sejam as mesmas do mestrado profissional.

Portanto, venha entender mais detalhadamente quais são as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional!

O que é um mestrado profissional?

O mestrado profissional, assim como o mestrado acadêmico, exige que o aluno realize uma pesquisa científica, parta de uma hipótese, teste os resultados e compare com o conhecimento já desenvolvido. Mas o mestrado profissional têm uma diferença de ênfase.

Diferentemente do mestrado acadêmico, no qual o objetivo é preparar o estudante para ser um pesquisador e professor, o mestrado profissional tem como principal preocupação transferir o conhecimento técnico-científico mais rapidamente para o mercado, ministrando conhecimentos mais alinhados às necessidades das empresas e do mundo público.

A decisão de instituir o mestrado profissional veio de demandas do próprio mercado de trabalho, especialmente dos segmentos em que a pesquisa e inovação  são aplicadas ao desenvolvimento de tecnologias e produtos.

Portanto, a pesquisa no mestrado profissional é direcionada ao desenvolvimento de soluções que possam impactar positivamente a sociedade, como biocombustíveis, construções sustentáveis, estratégias mercadológicas mais eficientes, entre outras.

E o mestrado acadêmico?

O mestrado acadêmico, por sua vez, enfatiza a pesquisa acadêmica, voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.

É o caso dos estudos de gênero, das análises políticas e da evolução das sociedades. O mestrando tem a oportunidade de aportar novos olhares, incrementar pontos de vista e até contestar teorias amplamente difundidas, deixando sua marca no universo acadêmico e investigativo.

Uma das vantagens do mestrado acadêmico é preparar o estudante de pós-graduação para continuar no meio acadêmico, isto é, ser um pesquisador e um docente de nível superior.

Trata-se de uma enorme responsabilidade, afinal, o mestre que segue pelo viés acadêmico terá a missão de formar novos profissionais, sejam eles graduandos ou pós-graduandos.

Além de repassar conhecimento aplicado, ele deve desenvolver habilidades didáticas que facilitem a transmissão de conhecimento, instigando seus alunos a avançarem em suas pesquisas.

diferenças entre mestrado acadêmico e profissionalDevo fazer um mestrado profissional ou um mestrado acadêmico?

Essa é uma pergunta que só você pode responder, de acordo com seus interesses e objetivos pessoais e profissionais.

Quem já passou por uma especialização e deseja seguir carreira no mercado de trabalho, sem ingressar na vida docente, pode ter maior êxito no mestrado profissional, aprofundando ainda mais seus conhecimentos para aplicá-los ao dia a dia de trabalho.

Por outro lado, se você sonha em ministrar aulas e inspirar novos profissionais a serem cada dia melhores, talvez o mestrado acadêmico seja a melhor opção. Até porque, nada impede que você faça um mestrado acadêmico e continue no mercado de trabalho.

Ambas formações são de excelente qualidade, com a simples diferença de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.