Acesse o conteúdo

A COORDENAÇÃO DE
RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Responsabilidade Social (RS) na Tuiuti faz parte do processo educativo, cultural e científico, com o objetivo de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, sempre com vistas ao desenvolvimento econômico, social e cultural regional, a inclusão social e proteção ao meio ambiente.

As políticas de responsabilidade social desenvolvidas pela Tuiuti estão voltadas para inclusão social, o respeito à diversidade, a defesa do meio ambiente, promoção da cultura e desenvolvimento humano, assegurando ao aluno e a comunidade externa o protagonismo como agente de mudança na promoção da justiça e igualdade. Ou seja, um conjunto de ações que buscam promover a melhoria contínua das relações humanas e desta com o meio ambiente.

As ações relacionadas a Responsabilidade Social na Tuiuti estão sob a responsabilidade da Coordenadoria de Responsabilidade Social ligada a PROPPE.

A COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ações estão divididas em 7 dimensões de atuação:

  1. Dimensão Institucional

    A inserção regional, a comunicação institucional, a inclusão social e a busca pela melhoria da qualidade.

  2. Dimensão Colaboradores

    O corpo docente, técnico-administrativo e tutores, as condições de trabalho e a qualificação do pessoal.

  3. Dimensão Ensino

    A graduação, a pós-graduação lato sensu e o stricto sensu, acompanhamento dos egressos.

  4. Dimensão Pesquisa

    A pesquisa e iniciação científica, os grupos de pesquisa, a produção científica, os eventos e intercâmbios científicos.

  5. Dimensão Extensão

    Qualidade de vida, cuidado e promoção de saúde; desenvolvimento econômico, social e regional; desenvolvimento artístico e cultural; diversidade, acessibilidade e inclusão; educação ambiental e sustentabilidade socioambiental; estratégias pedagógicas e elementos articuladores; empreendedorismo; igualdade, direitos humanos e sociais; criatividade e práticas inovadoras; melhoria urbana e rural; e tecnologia da informação e comunicação.

  6. Dimensão Ambiental

    A educação ambiental, a defesa do meio ambiente, a sustentabilidade e a Agenda 21.

  7. Dimensão Cultural

    A produção artística, o patrimônio e a memória cultural.

As dimensões se concretizam por meio de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão, sempre voltados para melhoria das condições de vida da população
– comunidade interna e externa.

Atualmente a RS possui um Comitê de Responsabilidade Social que articula e aprova ações desenvolvidas pela RS na TUIUTI. Esta ações geram impacto na qualidade da formação dos estudantes, na qualificação docente, na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e na articulação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná e também nacionalmente, nas dimensões científicas, tecnológicas, humanas, técnicas e culturais.

Também sob a égide da RS está a CEI – Comissão de Educação Inclusiva cujo objetivo é a tratar das questões relativas à inclusão da pessoa com deficiência, com compromisso de assegurar aos discentes com deficiência a educação integral e o desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Enfim, as políticas, os programas e os projetos relativos à responsabilidade social da UTP estão em consonância com o PDI e promovem, fomentam e estimulam ações de intervenção social que oportunizem a discentes e docentes a vivência e assimilação das diversas facetas sociais, econômicas e ambientais do País, bem como o desenvolvimento sócio-econômico e educacional da região na qual está inserida.

A COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL