Psicologia Forense: linha de pesquisa do Programa de Psicologia.

Psicologia Forense: linha de pesquisa do Programa de Psicologia.

Uma das áreas mais interessantes de pesquisa acadêmica certamente é a da Psicologia Forense, um campo que, como diz o nome, reúne fundamentos tanto da psicologia quanto do direito.

Literalmente, a Psicologia Forense não é necessariamente uma disciplina à parte, mas uma área de concentração, dentro do Mestrado em Psicologia. Para aqueles que se interessam pelos elementos psicológicos do processo legal, esse pode ser um campo mais do que interessante para ser estudado.

No campo prático, o profissional perito na área pode avaliar competências mentais dos réus, recomendar sentenças, avaliar condições de reincidência de delitos, bem como lidar com crianças para descobrir abusos, traumas, e prepará-las para testemunho em casos delicados.

Já em uma pesquisa de Mestrado, você irá investigar a produção científica e a metodologia desenvolvida sobre o campo, e poder contribuir para sua evolução.

E o que é possível pesquisar na linha da Psicologia Forense?

Em pesquisas sobre a esfera criminal, predomina a investigação sobre a violência, seja ela contra a criança, a mulher, o idoso, entre parceiros, ou quaisquer membros da sociedade.

No tocante à esfera cível, a investigação concentra-se nas relações sociais, sobretudo quanto ao direito dentro das disputas familiares, mas também quanto aos problemas nas relações de trabalho, nas relações escolares. Também investiga as formas de resolução de conflitos.

Há duas linhas de pesquisa de Psicologia Forense na Universidade Tuiuti do Paraná, vamos ver quais são elas.

1. Linha de Pesquisa: Histórico e Fundamentos da Psicologia Forense

Essa linha de pesquisa estuda as diversas abordagens que se desenvolveram historicamente em seus trabalhos tanto teóricos quanto empíricos. O aluno irá aprofundar como diversos pensadores refletiram sobre as questões e problemas do campo e contribuir para o acúmulo desse saber.

2. Linha de Pesquisa: Avaliação e Clínica Forense

Esta linha de pesquisa investiga o desenvolvimento de ferramentas e protocolos apropriados para avaliar os indivíduos que estão em situações que envolvam tanto a Psicologia quanto o Direito nas esferas cível e criminal.

A clínica forense também tem o papel de desenvolver programas para a prevenção e o atendimento de vítimas de situações de violência, cumprindo um papel social de auxílio psicológico.

Devo fazer um Mestrado em Psicologia?

Se você se interessa pelo estudo do complexo campo do contexto psicológico e legal, é uma boa oportunidade dedicar-se a este tipo de pesquisa.

As linhas de pesquisa se articulam, e a investigação pode levar uma maior compreensão dos problemas intrínsecos da questão sobretudo das vítimas de violência.

É, no entanto, importante que você escolha um curso bem conceituado na área, com um corpo docente produtivo e um espaço institucional bem estruturado para essa difícil tarefa.

Se você deseja fazer um Mestrado em Psicologia em Curitiba, venha conhecer os cursos da Universidade Tuiuti do Paraná.

Nova call-to-action