Pós-graduação em Georreferenciamento: chegou a vez do Agro

Pós-graduação em Georreferenciamento: chegou a vez do Agro

O Futuro é Agro

A agricultura está na base da economia brasileira, e seu futuro está diretamente ligado à expansão das novas tecnologias, que devem mudar a forma como a agricultura industrial usa atualmente a terra, água, fertilizantes, pesticidas e recursos energéticos. O crescimento nacional em relação ao aumento na produtividade e atuação internacional em 2017 bateu recorde, atingindo 237,7 milhões de toneladas em grãos.

O avanço tecnológico no setor e a expansão da fronteira agrícola são dois dos principais fatores associados ao expressivo avanço de 13%, no volume produção em relação ao ano passado. Considerado como o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo e grande impulsionador do PIB nacional.

Tendência crescente: georreferenciamento

Chamado de a “revolução digital” da agricultura, o georreferenciamento que transmite coordenadas reais de determinadas áreas num mapa topográfico, contribui para a agricultura de precisão. Seja uma foto aérea ou um mapa geológico escaneado, as informações geográficas adicionadas à imagem por meio de softwares especializados, demonstram aumento na produtividade e redução no uso de fertilizantes e pesticidas, o que consequentemente diminui a poluição das águas subterrâneas.

A agricultura de precisão que combina ciências da informação com a engenharia agrícola e utiliza sensores avançados, máquinas equipadas com inteligência artificial para processamento de dados, ajuda a monitorar fatores ambientais como padrões climáticos, distribuição de água e química do solo, além de pequenas medidas como deficiências nutricionais em plantas individuais.

Seja um topógrafo certificado

Depois da Lei no 10.267, de 28 de Agosto de 2001, toda propriedade rural precisa do georreferenciamento para ter seu registro regularizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pois só assim o proprietário poderá utilizar as terras livremente. Para que o procedimento seja reconhecido é preciso que um profissional certificado.

Dessa maneira, qualquer mapeamento de àrea executado deve ser entregue ao Incra com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais.

A especialização em Georreferenciamento

A especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos oferecido pela Universidade Tuiuti do Paraná tem como pré-requisito aos candidatos, possuir o diploma de graduação em algum dos cursos listados a seguir:

• Engenheiro Agrimensor
  • Engenheiro Agrônomo
  • Engenheiro Cartógrafo
  • Engenheiro de Geodésia e Topografia
  • Engenheiro Geógrafo
  • Engenheiro Civil
  • Engenheiro de Fortificação e Construção
  • Engenheiro Florestal
  • Engenheiro Geólogo
  • Engenheiro de Minas
  • Engenheiro de Petróleo
  • Arquiteto e Urbanista
  • Engenheiro de Operação nas especialidades Estradas e Civil
  • Engenheiro Agrícola
  • Geólogo
  • Geógrafo

Neste curso, você aprenderá a controlar o fluxo de trabalho, escolher um método de transformação apropriado, preparar os dados rasterizados da área em tempo real para o processo e avaliar erros no georreferenciamento. Estão inclusas também, atividades e discussões sobre as melhores práticas e ferramentas para o mapeamento de áreas, seja na captura de imagens em campo ou no uso destes dados de localidade para fins de pesquisa.

Você quer se tornar um profissional qualificado para atuar no georreferenciamento de imóveis e aproveitar mais oportunidades de trabalho? Conheça mais sobre este curso aqui.