Acesse o conteúdo

Curso de Design Gráfico: como são as atividades complementares?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Curso de Design Gráfico: como são as atividades complementares?

A faculdade é um período de preparação profissional e as atividades complementares são fundamentais para isso. Portanto, compreender como são essas atividades do curso de Design Gráfico EaD é essencial para o seu desempenho acadêmico e também para a construção de uma carreira bem sucedida.

Por isso, entenda agora como funcionam as atividades complementares na faculdade de Design Gráfico e como elas podem fazer toda a diferença para o seu sucesso profissional. Confira!

O que são atividades complementares

As atividades complementares, também conhecidas como horas extracurriculares, são parte da grade curricular dos cursos de graduação, sejam eles presenciais ou cursos EaD. Por determinação do MEC (Ministério de Educação), para conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior, o aluno deve cumprir com a carga horária mínima dessas atividades.

A intenção das horas extracurriculares é ampliar os conhecimentos do aluno, permitindo que ele aprenda além do que é ensinado nas salas de aula da faculdade. Por isso, é uma ótima oportunidade para expandir o aprendizado e também deixar o currículo mais interessante.

Como são as atividades complementares no curso de Design Gráfico a distância

Tanto na graduação presencial quanto na graduação EaD, é possível cumprir com a carga horária das atividades complementares dentro e fora do ambiente universitário. Afinal, além das aulas, uma boa instituição de ensino oferece aos seus alunos a oportunidade de realizar pesquisas, monitorias, iniciação científica, entre outros.

Para os cursos EaD, a Tuiuti oferece uma plataforma virtual própria para o processo de ensino-aprendizagem. Este ambiente online é a principal ferramenta utilizada pelos alunos de graduação EaD. Sendo assim, é possível realizar algumas atividades complementares de forma online, como a monitoria.

Além das atividades internas, os alunos da faculdade de Design Gráfico a distância também podem cumprir com horas extracurriculares fora do ambiente universitário. Alguns exemplos são workshops, congressos, cursos livres online ou presencial e até mesmo estágios não obrigatórios.

Vale ressaltar que, as atividades devem ter relação com o curso. Ou seja, para as horas extracurriculares do curso de Design Gráfico terem validade, não adianta participar de um congresso sobre culinária. Por isso, invista em atividades que aprimorem o seu senso de estética, conhecimento de softwares, psicologia e comportamento do consumidor, técnicas de desenho, entre outras.

Dicas para fazer atividades complementares no curso de Design Gráfico EaD

Você já entendeu o que são atividades complementares e como elas funcionam na faculdade de Design Gráfico EaD, então agora é hora de aprender algumas dicas para cumprir com as horas extracurriculares e aproveitar ao máximo a sua graduação.

Fique por dentro do que acontece na faculdade

Existem muitas atividades acontecendo no ambiente acadêmico, portanto, mantenha-se sempre informado e aproveite tudo o que a faculdade tem para oferecer. Lembrando que, as atividades podem acontecer tanto no ambiente virtual quanto no campus universitário, então tente aproveitar ambas as situações.

Transforme horas de lazer em horas extracurriculares

A construção de acervo cultural é muito importante para o senso estético e muitas outras habilidades. Por isso, aproveite um momento de lazer em exposições culturais e transforme isso em uma atividade complementar, construindo uma relação entre o que está sendo vivenciado com o que está sendo estudado no curso de Design Gráfico EaD.

A exposição cultural é uma ótima dica, mas existem ainda outras atividades culturais que podem ser consideradas atividades complementares.

Aposte em cursos livres

Além de cumprir com a carga horária das atividades complementares, os cursos livres (online ou presencial) também agregam valor ao seu currículo. Logo, vale muito a pena investir nesses cursos, aumentando o seu conhecimento e potencial profissional e, ao mesmo tempo, atingindo as horas mínimas de atividades complementares.

Não deixe para última hora

Um erro comum é deixar para cumprir com as horas extracurriculares apenas no último semestre. Não cometa esse erro, pois ele é grave! Afinal, ao deixar as atividades complementares para a última hora, o aluno fica sobrecarregado e não consegue aproveitar todos os benefícios dessa etapa da graduação EaD.

Por isso, siga essas dicas desde o primeiro semestre e aproveite ao máximo esse momento de preparação profissional. A seguir, você vai entender como as atividades complementares são relevantes para o seu sucesso no mercado de trabalho.

A importância das atividades complementares para o mercado de trabalho

Engana-se quem pensa que as horas extracurriculares servem apenas para cumprir com a carga horária do curso de Design Gráfico. Afinal, as atividades complementares podem desenvolver e aperfeiçoar habilidades, transformando o aluno em um profissional requisitado no mercado de trabalho.

Tenha em mente que tais atividades podem ajudar a construir um profissional mais comunicativo, com maior facilidade para receber críticas e feedbacks, melhor senso estético e com conhecimentos atualizados de acordo com a demanda do mercado.

Além disso, as atividades complementares também são fundamentais para o contato com diferentes realidades, construção de networking, de portfólio, mais desenvolvimento de atividades práticas, maior conhecimento sobre a área de estudo e atuação, entre outros.

Dessa forma, o aluno que se dedica às horas extracurriculares e realiza atividades relevantes para a faculdade de Design Gráfico, conta com um currículo mais atraente e certamente desperta o interesse dos recrutadores. Portanto, essas atividades podem aumentar as oportunidades do futuro profissional no mercado de trabalho.

Sendo assim, as atividades complementares são fundamentais para a conquista do diploma no curso de Design Gráfico e podem ser realizadas dentro do ambiente acadêmico e também fora dele, sendo muito importantes para a formação e sucesso profissional do futuro designer gráfico.

Quer saber mais sobre os estudos e o trabalho do profissional da área de Design Gráfico? Então saiba agora 6 informações sobre o curso e a profissão de designer gráfico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *