Conheça as 6 opções de carreira em Produção Multimídia!

Conheça as 6 opções de carreira em Produção Multimídia!

O mercado de trabalho procura cada vez mais por profissionais polivalentes, capazes de atuar em diferentes setores. Na área de Produção Multimídia, por exemplo, ser multifacetado é uma característica essencial que define tanto o sucesso no percurso profissional como o surgimento de novas oportunidades de trabalho.

O profissional em Produção Multimídia deve ser tão dinâmico como a área em que trabalha, desenvolvendo habilidades valorizadas em diferentes campos. O avanço da tecnologia foi fundamental para que essa carreira passasse a existir e se consolidasse.

Mas afinal, o que significa trabalhar com Produção Multimídia? O que se faz nessa área? Conheça mais sobre essa profissão e saiba quais as oportunidades profissionais disponíveis.

O que é Produção Multimídia

O próprio nome da área já dá uma pista sobre o seu significado. Produção Multimídia é colocar a mão na massa para desenvolver conteúdos em diferentes tipos de mídia, online e offline. O objetivo do produto final, claro, depende da intenção do cliente ou empresa.

Isso significa que é o profissional desse ramo que filma e edita produtos audiovisuais, cria animações, trabalha no desenvolvimento de projetos  e de sites e até mesmo produz podcasts e escreve um roteiro de cinema. Resumindo: tudo o que envolve mídias digitais tem a contribuição ou mesmo a idealização de um produtor multimídia.

Para uma atuação tão diversificada, a formação precisa ser igualmente abrangente e consistente. Um curso superior é a melhor forma de começar a construir uma carreira nessa área. Ofertado como bacharelado, mas majoritariamente como tecnólogo, garante uma base teórica e prática em setores como Marketing, Fotografia, Animação 3D e Linguagem Visual.

Algumas das disciplinas que fazem parte do programa deste curso são:

• Interação e Interfaces Digitais;
  • Produção Audiovisual;
  • Desenho digital e editoração;
  • Design para Web e Mídias Móveis;
  • Expressão Oral: Locução e Voz;
  • Gestão de Negócios em Comunicação;
  • Modelagem e Animação 3D;
  • Planejamento e Elaboração de Roteiro;
  • Softwares Gráficos.

6 áreas onde o profissional em Produção Multimídia pode atuar

Já se sabe que o campo de atuação de um egresso desse curso é vasto. Tão vasto que pode ser difícil definir que caminho seguir ou, antes de tudo, quais os caminhos que realmente existem, profissionalmente falando.

Para ajudar nessa missão, listamos 6 opções de carreira para um produtor multimídia graduado. Confira!

1. Direção de arte

Com todo o conhecimento em design e conteúdos visuais atraentes, esse profissional pode ser um excelente diretor de arte. A sua principal função é definir a cara dos materiais produzidos por agências de publicidade e departamentos de Marketing dos mais variados tipos de empresa.

2. Direção e edição de áudio

Explorar o universo do áudio pode ser uma excelente opção de carreira. Seja em rádios, na internet ou mesmo no cinema, o produtor será o responsável por captar, editar e trabalhar criativamente com o lado sonoro desses canais de comunicação.

3. Operação de câmera e edição de imagem

E também há espaço no mundo do audiovisual para um produtor criativo e capacitado. Possui habilidade com a câmera e com programas de edição, podendo atuar em emissoras de televisão, produtoras de vídeo, agências ou mesmo de forma independente.

4. Consultoria

Esse conhecimento todo, no entanto, não precisa ser direcionado apenas para um ramo. Ser um consultor é uma excelente forma de usar o know-how adquirido para intervir em diferentes campos. A atividade consiste em orientar empresas, órgãos públicos e outros profissionais no desenvolvimento e execução de projetos multimídia.

5. Fotografia

Trabalhar com Fotografia não só é uma opção viável como extremamente atraente de carreira. Habilitado a clicar e editar, o profissional pode trabalhar por conta própria, em estúdios, para o mercado editorial e cinematográfico, por exemplo.

6. Web Design

Desde a organização visual das colunas  até o tipo de fonte usado e cores. O web designer sabe tudo o que funciona esteticamente em um site e trabalha para colocar isso em prática. Com mais de 1,47 bilhões de sites na internet, e mais a serem criados a todo o momento, certamente não falta trabalho.

Como e onde fazer curso de Produção multimídia em Curitiba

Você tem a criatividade em alta, adora acompanhar as novidades tecnológicas e sonha com uma carreira cheia de ação, onde nenhum dia é igual ao outro? Então provavelmente essa é a graduação ideal. Então chegou o momento de procurar uma instituição de ensino que ofereça uma formação de alto nível.

Em Curitiba, a Universidade Tuiuti do Paraná é referência e agora conta com o curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia a distância.

tecnólogo, recém-lançado pela faculdade, tem duração de 24 meses e objetiva preparar os estudantes para um mercado extremamente competitivo e exigente. Os módulos do curso abordam todo o processo de criação das diferentes mídias, desde a concepção até a pós-produção.

Graças a uma plataforma de aprendizagem acessível, os conteúdos e atividades ficam disponíveis para os alunos estudarem quando e como puderem. O acesso aos professores é facilitado através do chat e dos tutores de aprendizagem. Na 9ª semana de cada módulo, há um encontro presencial para a realização de provas e promoção da interação entre os graduandos.

Tudo isso acontece com o suporte e a garantia de qualidade da melhor universidade privada do Paraná, segundo o Ministério da Educação. E vale ressaltar também que o diploma de produção multimídia EaD tem o mesmo valor que o de um curso presencial.

Então, preparado para começar a construir o seu futuro como produtor multimídia?