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Como cuidar da casa estudar e trabalhar sem perder o foco – Tuiuti

Universidade Tuiuti

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Como cuidar da casa estudar e trabalhar sem perder o foco – Tuiuti

Estamos cada vez mais ocupados, isso é um fato. Tem dias que parece que as 24h não são suficientes para dar conta de tudo, não é verdade? Nesse cenário, como cuidar da casa, estudar e trabalhar sem prejudicar a rotina?

O que você vai ver no post:

  • O desafio de milhões;
  • Faça uma análise das suas atividades;
  • Como organizar as tarefas domésticas?
  • Estabeleça as suas prioridades;
  • Crie uma rotina;
  • Como organizar um horário de estudo?
  • Mantenha o foco;
  • Siga o seu planejamento;
  • Use a tecnologia a seu favor.

Parece um desafio… E é! A verdade é que não existe milagre no que tange fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Mas, existem algumas formas de conseguir equilibrar melhor tudo isso. Quer saber como? Fique com a gente até o final deste post! 

O desafio de milhões: como estudar e trabalhar sem perder o equilíbrio? 

Cuidar da casa, trabalhar e estudar pode parecer fácil aos olhos de quem não vive essa realidade. 

Os afazeres domésticos como lavar uma louça, limpar a casa, fazer comida, atrelados a trabalhar fora e ainda conseguir manter as notas em dia, é fácil, né? De maneira alguma! Equilibrar tudo isso exige um certo malabarismo. 

Não é porque uma atividade é considerada “relativamente fácil”, que quando inserida em meio a tantas coisas, ela continua sendo fácil. A gente entende! 

Entendemos muito bem, pois sabemos que essa é a realidade de alguns dos nossos alunos e por isso, achamos importante trazer algumas dicas para te ajudar a aliviar essa rotina. Mas olha, vamos falar sobre temas que precisam de um posicionamento exclusivo teu. 

Então, se prepare para fazer uma análise aprofundada da sua rotina, ok? Vamos lá então.

1. Como organizar a rotina?

Não existe plano de ação (nem planos futuros), sem entender o presente. Antes de mudar a sua rotina, é preciso entendê-la. Então, a primeira coisa que você deve fazer, é conhecer a sua rotina.

Até porque, é bem comum “viver um dia depois do outro” e ir apenas absorvendo atividades sem se dar conta de tudo o que está fazendo. 

Então este primeiro passo é crucial! Pare, pegue um papel e uma caneta (ou o seu bloco de notas do celular) e escreva tudo aquilo que está sob sua responsabilidade hoje. Se possível, divida em tópicos, por exemplo:CASA

  • Lavar o banheiro;
  • Fazer compras;
  • Lavar e passar roupas; 
  • Fazer comida…

TRABALHO

  • Relatório de resultados; 
  • Análise de métricas;
  • Produção de conteúdo…

FACULDADE

Aqui, você pode discriminar as disciplinas do seu curso e dentro de cada uma delas, colocar as atividades que você já sabe que tem. 

Quando você terminar essa lista, vai conseguir mensurar e literalmente ver a quantidade de atividades que estão sob sua responsabilidade. Feito isso, vamos para o item 2. 

Dica extra: como organizar as tarefas domésticas?

Para organizar as tarefas domésticas com mais assertividade, separe a limpeza e organização da sua casa em setores. 

Quando você vai acumulando afazeres durante muito tempo, você acaba tendo que parar mais tempo para fazer tudo de uma vez. Quando você divide a organização dos cômodos em dias, tudo fica mais fácil. 

Por exemplo: 

  • Segunda-feira: cozinha;
  • Terça-feira: sala;
  • Quarta-feira: quartos;
  • Quinta-feira: quintal;
  • Sexta-feira: banheiro. 

E assim por diante. A ideia é que você faça um pouco de coisas por dia e que não deixe acumular nada em excesso! 

2. Como estabelecer prioridades?

Tudo é possível, mas nem tudo te convém – a todo momento. 

Tudo bem que você tenha diversas coisas para fazer, mas tudo isso precisa ser feito agora? Nesse momento? Analise a lista que você fez no item 1. 

Entenda o que é uma prioridade para você, como por exemplo, a faculdade! Da faculdade depende o seu futuro e quem sabe, a sua mudança de vida, então ela deve ser uma prioridade para você. 

Na sua casa, existe alguma coisa que é possível dividir com alguém? No trabalho, veja as atividades que você pode delegar ou dividir com algum colega. Una forças com as pessoas ao seu redor. Quando todo mundo ajuda, tudo fica mais fácil! 

3. Aprenda a criar uma rotina de estudos e trabalho

Muitas pessoas não dão o devido valor ao planejamento da rotina, e estamos aqui para te falar: não menospreze o poder de uma agenda ou de um planner. 

Pegue as suas atividades e divida-as em cada dia da semana (e até no mês, se possível). 

O ideal é que você faça este planejamento pelo menos uma vez por semana (aos sábados ou domingos, por exemplo) e revisite todos os dias para conseguir cumprir as atividades que você definiu para cada dia. 

Uma dica é começar dividindo as suas tarefas diárias, comece pelo que você já sabe que tem que fazer diariamente e vá completando com os outros itens.

Esse planejamento deve ser acompanhado e ajustado conforme a necessidade, por exemplo: se na segunda-feira surgiu alguma coisa nova para entregar na sexta, atualize as entradas da sexta-feira e assim por diante. 

Nos primeiros dias, talvez você se atrapalhe um pouco, mas depois de adquirir o hábito da lista, você vai ver que é sensacional – sem contar que riscar o que já foi feito e ver tudo cumprido ao final do dia, dá uma sensação de prazer imensa! 

Ah, na hora de criar esta rotina, não se esqueça de colocar momentos de lazer. E de preferência, crie metas diárias que sejam possíveis de serem alcançadas. Não adianta colocar em um período de 12 horas coisas para fazer sem descanso, é inviável.

Dica extra: como organizar um horário de estudo?

Para organizar os horários de estudo e criar um plano, é importante entender o seu comportamento enquanto aluno. 

Entenda as disciplinas que você tem maior facilidade e as que você tem maior dificuldade, separe o tempo de estudo maior para essas disciplinas mais difíceis, que você precisa se dedicar mais para estudar. 

Se possível, tente distribuir a sua rotina de estudo em horários onde você se sente mais desperto, algumas pessoas são matutinas, outras são noturnas. Descubra o seu perfil e planeje a rotina com base nessas informações.

4. Saiba como manter o foco nas atividades 

É normal acabar se distraindo dos afazeres, por isso, o planejamento é tão importante, ele te ajuda a manter o foco. 

Quando você estiver fazendo algo (estudando, por exemplo), concentre-se apenas nos seus cadernos e materiais de apoio. Quando você estiver em algum momento de lazer, desconecte-se de tudo e aproveite aquele momento e assim por diante. 

Manter o foco no que precisa ser feito é essencial para otimizar tempo e te ajudar a fazer as coisas corretamente. Se você está fazendo uma coisa pensando em outra, a chance de nada sair como deveria e gerar retrabalho é imensa! 

5. Aprenda a fazer um planejamento – e seguir o planejamento

Por último e não menos importante, cumpra as suas obrigações e siga o planejamento. Essa é uma das etapas mais difíceis de tudo o que já falamos. 

Depois de saber as datas das entregas e tudo aquilo que você deve entregar, não dê desculpas para não fazer, apenas faça! Tenha responsabilidade com as suas atividades, atente-se aos prazos e use o tempo determinado para cada atividade. 

Se você chegou até aqui, merece uma dica extra! 

Use a tecnologia a seu favor

Procure usar aplicativos de gestão de agenda que possam ajudar a organizar tudo de um jeito fácil e objetivo. Aplicativos como o Google AgendaTrello e o Monday, podem ser seus aliados para conseguir manter tudo em dia e a agenda na palma da sua mão. 

Agora é hora da ação! Coloque cada ponto deste em prática e lembre-se de que você é o seu maior investimento, cuidar da sua saúde e do seu futuro, é um presente para você mesmo.

E não deixe de ler este post do nosso blog: Profissões que têm o horário de trabalho flexível!

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