Como conseguir uma bolsa de estudos para mestrado e doutorado

Como conseguir uma bolsa de estudos para mestrado e doutorado

Você terminou a graduação e quer continuar os estudos, mas o dinheiro anda curto? Conseguir uma bolsa de pós-graduação pode ser uma alternativa para superar este obstáculo. Confira algumas dicas!

Qual é a diferença entre doutorado e mestrado?

Antes de mostrarmos as suas alternativas, que tal entender a diferença entre doutorado e mestrado?

O doutorado é uma titulação acadêmica direcionada à formação de profissionais que irão se dedicar à carreira acadêmica. Já o mestrado serve tanto para obter uma melhor qualificação profissional, quanto para dar os primeiros passos na carreira acadêmica.

Embora apresentem níveis de exigência distintos, ambos são cursos de pós-graduação e visam aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Se você ficou com alguma dúvida, leia também “Pós-graduação Stricto Sensu: entenda quais as diferenças entre mestrado e doutorado”.

Benefícios de ter uma bolsa de estudos na pós-graduação

Quando se é universitário, qualquer ajuda é bem-vinda. Ao conquistar uma bolsa para mestrado ou doutorado, você está diante de uma série de benefícios:

1. Você ganha reconhecimento

As bolsas de estudo para mestrado e doutorado costumam ser bastante concorridas. Se você conquistou esse privilégio, significa que suas qualificações o destacaram entre os outros candidatos e que a instituição decidiu apostar em você. É um ótimo estímulo para continuar se dedicando, não é mesmo?

2. Você economiza

Nas instituições públicas, o estudante contemplado com uma bolsa de mestrado ou doutorado costuma receber auxílio financeiro. Assim, pode se dedicar exclusivamente ao curso. Já nas faculdades privadas, o candidato pode pleitear a bolsas de estudo que garantam a gratuidade do ensino ou um desconto significativo nas mensalidades.

3. Você tem a chance de estudar com os melhores

As bolsas de mestrado e doutorado são concedidas aos melhores candidatos. Estes têm a chance de aprender com um corpo docente altamente qualificado, além de compartilhar esse processo com colegas igualmente preparados.

4. Você melhora seu currículo

Ao conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação, você mostra que a sua dedicação está gerando resultados. Além de aprimorar suas habilidades durante o curso, você coloca seu currículo em evidência no mercado de trabalho.

Bolsa Mestrado

Como conseguir bolsa de estudos para doutorado e mestrado

Agora que você já entende a diferença entre doutorado e mestrado, bem como os benefícios de obter uma bolsa de estudos, vejamos as suas possibilidades:

1. CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas de estudo a diversos níveis acadêmicos em instituições de ensino brasileiras e internacionais. É uma ótima oportunidade para quem deseja estudar fora por um tempo. Acesse o site para saber mais.

O CNPq é um pouco mais flexível do que a Capes, já que não distingue entre instituições públicas ou privadas. Além disso, podem ser concedidas diretamente aos programas de pós-graduação ou por instituições de ensino.

2. CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) possui diversos programas institucionais ativos. Destacam-se o Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e para o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP).

Funciona assim: a Capes concede bolsas remuneradas de mestrado e doutorado às instituições de ensino superior, que repassam aos candidatos por meio de um processo seletivo. Entre as exigências mais comuns estão: boa avaliação da IES, desempenho acadêmico do estudante e dedicação exclusiva ao programa.

3. Fundações Estaduais

Quase todos os Estados brasileiros possuem fundações estaduais de amparo à pesquisa. Cada uma tem o seu próprio regulamento, condições para a concessão de bolsa e seleção de candidatos. Em Curitiba, por exemplo, há a Fundação Araucária.

4. Desconto para egressos

Algumas faculdades oferecem facilidades para os seus ex-alunos que desejam fazer mestrado ou doutorado. Aqui na Universidade Tuiuti do Paraná, quem estudou conosco têm 10% de desconto em todas as mensalidades nos cursos de pós-graduação.

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Aproveite e curta nossa página no Facebook para receber conteúdos atualizados.