O que é Psicologia

Psicologia é o estudo dos processos mentais e dos comportamentos — como pensamos, sentimos, aprendemos e interagimos com o mundo. Na Universidade Tuiuti do Paraná, o estudante de Psicologia é preparado para compreender a subjetividade humana e ajudar os pacientes a compreenderem melhor a si mesmos e o mundo que os cerca.

O que você estuda na faculdade de Psicologia

Durante os 5 anos da faculdade de Psicologia em Curitiba, você estuda os fundamentos da análise do comportamento, técnicas de avaliação psicológica e neurofisiologia.

Nos projetos interdisciplinares, aprende-se na prática o que faz um psicólogo, incluindo estudos de caso a partir de diferentes perspectivas, construção da identidade profissional e relação entre arte e o curso de Psicologia.

A grade curricular de Psicologia inclui estágios específicos e atividades na clínica-escola da instituição, estimulando o aluno a refletir sobre o que é Psicologia e suas aplicações.

Qual é o perfil do egresso do curso de Psicologia

O que faz um psicólogo? Procura entender a motivação por trás dos pensamentos, ações e comportamentos dos pacientes, ajudando-os a resolver problemas práticos.

Quem se formou na faculdade de Psicologia em Curitiba é capaz de observar, interpretar e registrar como os pacientes se relacionam com outras pessoas e com o meio ambiente.

Podem administrar testes de personalidade, desempenho, aptidão ou inteligência, úteis para encontrar padrões de comportamento ou relações de causa e efeito entre os eventos, ajudando no tratamento dos pacientes.

Como é o mercado de trabalho em Psicologia

O egresso do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná pode se especializar em vícios, identidade de gênero, violência sexual, distúrbios alimentares etc.

Psicólogos clínicos geralmente prestam trabalham em consultórios particulares, mas também podem trabalhar no setor público, seja na melhoria dos programas de saúde pública ou na promoção de bem-estar através do atendimento a pacientes.

Quem se interessa pela pesquisa científica encontra espaço nas universidades, agências governamentais ou centros de pesquisa privados. Centros de reabilitação, saúde mental e hospitais são alternativas.

Conheça melhor a faculdade de Psicologia em Curitiba baixando o e-book sobre o curso!

UTP Ebook Psicologia