O que é Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a área da saúde que trabalha com diferentes aspectos ligados à prevenção, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita. Além disso, o fonoaudiólogo também lida com as funções responsáveis pela mastigação, respiração e deglutição.

O que você estuda na faculdade de Fonoaudiologia

Na graduação em Fonoaudiologia, estudam-se principalmente as disciplinas ligadas às ciências biológicas como Anatomia Humana e Fisiologia Humana e Biofísica. Também fazem parte da grade curricular matérias da área de humanas como Comunicação e Expressão e aquelas específicas do curso, a exemplo de Linguagem Oral e Saúde Auditiva.

A faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti em Curitiba tem nota 4 na avaliação do MEC. Além de estudar as disciplinas que acabamos de apresentar, os alunos podem praticar na Clínica-Escola de Fonoaudiologia os conceitos aprendidos em sala.

Qual é o perfil do egresso do curso de Fonoaudiologia

Ao concluir a graduação em Fonoaudiologia na Universidade Tuiuti, o bacharel está apto para atuar nas diferentes áreas da profissão. Alguns exemplos são a prevenção, o diagnóstico e a recuperação da saúde nas áreas da voz, audição, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, disfagia, entre outras.

Na faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti em Curitiba, estimula-se ainda o desenvolvimento de habilidades como reflexão, pensamento crítico, flexibilidade e autonomia que auxiliam na atuação do profissional junto a seus pacientes.

Como é o mercado de trabalho em Fonoaudiologia

No mercado de trabalho, o fonoaudiólogo faz atividades como elaboração de programas de prevenção da saúde auditiva, tratamento de pessoas com problemas de deglutição, identificação de transtornos na fala e na escrita, aperfeiçoamento da voz de profissionais como cantores, jornalistas e políticos, entre outras.

Com o aumento da população idosa, cresce o número de oportunidades ligadas à gerontologia. Nesse caso, o fonoaudiólogo atua na audição, equilíbrio, fala, deglutição e motricidade orofacial de idosos. O uso crescente de fones de ouvidos pelos jovens também resulta no aumento de problemas auditivos, o que exige acompanhamento de um profissional.

Conclusão

Como você pode ver, o fonoaudiólogo pode trabalhar em diferentes áreas. O curso na faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba prepara o aluno para todas elas.

Ainda tem dúvidas sobre o curso de Fonoaudiologia? Baixe o e-book do curso e tenha acesso a mais informações!

Ebook Fonoaudiologia