O curso forma fonoaudiólogos generalistas capazes de atuar nos campos preventivo, clínico-terapêutico e institucional, formulando respostas a necessidades sociais, a partir de uma fundamentação teórico-metodológica sobre questões relativas à linguagem e audição.

O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que atua na promoção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Atende desde o recém-nascido até o paciente da terceira idade.

Ebook Fonoaudiologia

Campos de Atuação

O futuro fonoaudiólogo poderá atuar em diversas áreas:

• Saúde: consultórios, clínicas, ambulatórios públicos, privados e filantrópicos, hospitais, maternidades e asilos.
  • Educação: orienta pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica.
  • Ocupacional: previne, examina e desenvolve os padrões da voz e audição nas fábricas, indústrias e escolas.
  • Meios de comunicação e arte: aperfeiçoa os padrões da fala, voz e expressão.
  • Justiça: realiza perícias técnicas e assessoria em casos de ações cíveis e criminais.
  • Comunicação empresarial: elabora e desenvolve projetos de comunicação oral.
  • Estética: desenvolve e aperfeiçoa os padrões da voz, fala e face.
  • Pesquisa: área de atuação que contribui para o crescimento e engrandecimento científico da profissão.

Universidade Tuiuti do Paraná