O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é o ramo das Engenharias que estuda o processo produtivo em indústrias e como torná-los mais eficientes. O que faz a Engenharia de Produção? Ela é a responsável por implementar melhorias em sistemas, afetando a forma como pessoas, equipamentos e recursos são gerenciados.

O que se estuda na faculdade de Engenharia de Produção em Curitiba?

Para gerenciar da forma mais racional os recursos em indústrias dos campos da metalurgia, siderúrgica, agroindústria, dentre outras, o engenheiro de produção deve dominar conceitos da Administração e das Ciências Exatas.

Assim, na faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Tuiuti, os alunos estudam conteúdos das Engenharias tradicionais (como Física e Desenho Geométrico) e os específicos da área, que os tornam capazes de solucionar problemas com foco na gestão dos meios de produção (na grade curricular também constam matérias como Sistemas de Produção e Empreendedorismo).

As melhores faculdades de Engenharia de Produção possuem duração de 5 anos (10 períodos).

Qual é o perfil do egresso do curso de Engenharia de Produção?

Um engenheiro de produção reúne característica dos profissionais de exatas (como o bom raciocínio lógico) e o entendimento sobre a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

Ele é capaz de enxergar em uma empresa ou indústria caminhos para o seu crescimento e diminuição de custos, usando para isso conhecimentos da física e matemática, softwares e outras ferramentas.

Como é o mercado de trabalho em Engenharia de produção?

O mercado de trabalho de Engenharia de Produção é amplo. O bacharel formado em uma das faculdades de Engenharia de Produção em Curitiba pode atuar em indústrias dos mais diversos ramos, além de empresas públicas e privadas.

O seu salário está atrelado ao piso dos engenheiros estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, no valor de seis salários mínimos, para uma jornada de 6h diárias (atualmente, R$ 5.724,00).

Conclusão

Agora que você sabe o que faz a Engenharia de Produção, entenda detalhes sobre essa carreira. Preparamos um e-book com informações valiosas aos futuros profissionais.

Nova call-to-action