O que é Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é a área que projeta e coordena a construção e organização de ambientes internos e externos de casas, edifícios e espaços públicos, de acordo com critérios de estética, funcionalidade e conforto.

Na hora de desenvolver os projetos, o arquiteto também considera normas técnicas, legislações e impactos ambientais que as obras podem causar com o objetivo de cumprir os regulamentos e evitar danos ao meio ambiente.

O que você estuda na faculdade de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti do Paraná é um dos mais bem avaliados do Brasil. A Tuiuti foi a única faculdade de Arquitetura em Curitiba a receber nota máxima no Enade.

Dentre as disciplinas oferecidas nessa que é uma das melhores faculdades de Arquitetura do país, você encontra “Geometria Descritiva e Perspectiva”, “Teoria e História do Urbanismo” e “Gerenciamento de Projetos e Obras”.

O aluno da Universidade Tuiuti do Paraná conta ainda com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, no qual tem acompanhamento dos professores para desenvolver projetos reais.

Qual é o perfil do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo

O egresso do curso de Arquitetura deve estar preparado para atuar em diferentes áreas, sabendo atender às demandas objetivas e subjetivas que variam desde o tamanho do projeto até as relações sociais com o espaço. Conhecimento das normas e criatividade são fundamentais.

Na Universidade Tuiuti, o arquiteto e urbanista sai da faculdade de arquitetura em Curitiba pronto para atender desde os empreendimentos de grande porte até habitações sociais, passando por atividades de paisagismo.

Como é o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto e urbanista pode trabalhar em arquitetura de interiores, indústrias, construtoras, paisagismo, planejamento de bairros, entre outras áreas. Mesmo em momentos de crise, quando a aquisição de imóveis costuma ser menor, as obras de reformas e manutenção continuam sendo oportunidade de trabalho para esse profissional.

Construções sustentáveis e que utilizam tecnologia para automatizar atividades são tendência na área. Além disso, é possível empreender e criar seu próprio negócio. Na faculdade de arquitetura da Universidade Tuiuti em Curitiba, por exemplo, existe uma matéria dedicada ao tema.

Conclusão

O curso de Arquitetura e Urbanismo é ideal para quem deseja trabalhar com a criação e manutenção de espaços que tragam conforto, funcionalidade e integração responsável com o meio ambiente.

Quer saber mais sobre Arquitetura e Urbanismo? Então baixe o e-book do curso agora mesmo!

 

UTP Ebook Arquitetura