Vocação e profissão: conheça a diferença

Vocação e profissão: conheça a diferença

Que tal começar agora a conhecer a diferença entre profissão e vocação e, no fim desta leitura, já saber qual caminho seguir profissionalmente? A decisão não é fácil, mas este é um dos momentos que vai ajudar o profissional a traçar as metas de qual carreira exercer.

Vocação

Considerando a origem das palavras, vocação é derivada do verbo latim vocare, que traduzindo significa “chamar”. É o exercício da prática de atividades que faz o profissional  seguir determinado caminho, seja por dom, prazer ou satisfação.

A vocação é aquele talento natural que se tem ou se desenvolve com facilidade. É quando há prazer em executar aquela ação, e por mais dificuldades que tenha, ela não gera insatisfação, nem sequer vontade de desistir.

Quando se fala em vocação, o profissional sempre cria novas competências e metodologias para conseguir entregar resultados qualificáveis e quantificáveis. É o que ele faz porque gosta e satisfaz, e não porque espera algo financeiro em troca, e sim apenas o reconhecimento.

Veja Também:

Profissão

Do latim, professio é a ação de professar (exercer um ofício). Ou seja, é a trabalho ou a carreira que decide trilhar e tem como retribuição o pagamento.

Para exercer uma profissão é preciso ter uma habilidade técnica ou formação específica. E é com essa decisão rápida de qual profissão e/ou carreira seguir que podem surgir muitas frustrações. É com a escolha da graduação que os caminhos profissionais começam a ser trilhados.

As opções de ser bem-sucedido no mercado de trabalho, ter bons salários e ser referência na área, muitas vezes influenciam na escolha da profissão. Mas será esse o caminho para se conquistar um bom lugar no mercado de trabalho? Ou unir a vocação e a profissão pode fazer com que uma pessoa tenha maior realização profissional?

E agora, vocação ou mercado de trabalho?

No momento de decisão sobre qual profissão seguir, dois pontos interferem: sigo a minha vocação ou opto pelas opções de “melhores profissões” do mercado de trabalho? É bom pensar que essa escolha pode influenciar para sempre a sua vida profissional e é por meio de alguns recursos que você decide se quer realizar os seus sonhos e desejos ou os dos outros.

Entenda melhor como pode unir a vocação e profissão e depois volte aqui para finalizar essa leitura,a qual  lhe ajudará na escolha ideal de qual profissão seguir.

Concilie sua vocação, paixão, talento e profissão que o futuro no mercado de trabalho estará garantido. Há opções para diferentes perfis, bastando que você se identifique com alguma delas para dar um importante passo na carreira profissional.

Para melhor refletir antes de fazer a sua a matrícula no vestibular, leia essa citação de Ken Robinson “Quando se está na sua vocação, o seu sentido de tempo varia. Quando você faz o que gosta, uma hora pode durar cinco minutos; se for o contrário cinco minutos podem durar uma hora”.

Você ainda tem um tempo para tomar a decisão, mas após a escolha, volte neste texto e conte para nós  qual é a profissão que vai fazer a sua diferença no mercado de trabalho.

Se quiser saber ainda mais sobre esse assunto, confira também nosso post sobre como unir vocação e profissão!