Vale a pena Cursar Direito?

Vale a pena Cursar Direito?

Para muitos, o Direito é uma ciência fascinante, já que possibilita compreender processos para ajudar a cumprir as normas jurídicas estabelecidas em um país, contribuindo assim para uma vida em sociedade muito mais tranquila e amigável.

O curso de Direito é classificado como um bacharelado e tem uma duração média de 5 anos. No decorrer do curso, o aluno estuda disciplinas relacionadas a direito civil, direito penal, direito comercial, sociologia, legislação, entre outras questões importantes. Além disso, para o egresso sair com uma boa formação, também são ministradas aulas práticas.

Lembrando que uma boa formação também passa por uma boa universidade, ressaltando que o curso de Direito da Universidade Tuiuti é conhecido como um dos melhores cursos da área no Paraná, sendo que em 2018 chegou a ser premiado pelo guia do estudante.

Mas, será que vale a pena cursar Direito?

É bem verdade que o mercado é bastante concorrido, por outro lado as portas estão sempre abertas para os bons profissionais. Por isso, fique por dentro de algumas vantagens de fazer uma faculdade de Direito

Em primeiro lugar, é importante que você tenha em mente que são muitas as áreas em que poderá atuar depois de formado, sendo que, de forma geral, o profissional tem a opção de seguir um caminho como advogado ou então fazer carreira jurídica.

Como advogado, o profissional poderá representar os interesses de pessoas físicas ou jurídicas em áreas como:

• Arbitragem internacional
  • Direito civil
  • Direito administrativo
  • Direito ambiental
  • Direito comercial
  • Direito do consumidor
  • Direito contratual
  • Direito de propriedade intelectual
  • Direito digital
  • Direito penal ou criminal
  • Direito trabalhista e previdenciário
  • Direito tributário

Carreira Jurídica

Quem optar por seguir carreira jurídica, poderá atuar em órgãos públicos a nível municipal, estadual e federal, em áreas como:

• Advocacia pública
  • Delegacia de polícia
  • Magistratura
  • Ministério público

Ou seja, além do curso de Direito ser um dos mais tradicionais no país, o recém-formado poderá atuar em muitas áreas.

Além do que, a profissão é conhecida pela possibilidade de construir uma carreira bem remunerada ao longo da vida. Áreas como direito imobiliário, tributário, previdenciário e carreira pública são exemplos de boa remuneração.