Uma Pós-Graduação antes de terminar a Graduação, é possível?

Uma Pós-Graduação antes de terminar a Graduação, é possível?

Uma pergunta muito comum entre os universitários prestes a concluir a faculdade é: dá para começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação? Esse questionamento parte, sobretudo, da noção de que é importante ter uma qualificação para se destacar no mercado e do desejo de finalizar essa etapa mais rapidamente.

Para responder esse questionamento, elaborei este conteúdo, explicando se há a possibilidade de iniciar a pós antes de se formar.

Diploma de tecnólogo é válido para a pós?

Aqueles que estão terminando um curso tecnólogo também querem saber se podem partir para uma pós antes da graduação. Outra dúvida bastante frequentemente é se esse tipo de diploma será aceito para a nova formação.

Da mesma maneira que os cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos também são de grau superior e possuem o mesmo direito de fazer uma pós, seja lato sensu ou stricto sensu. Portanto, se você está finalizando a graduação tecnóloga, poderá fazer uma especialização sem restrições.

Posso começar a pós antes de me graduar?

Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.

Quando devo iniciar minha pós-graduação?

Contanto que você já tenha se formado em seu curso superior, poderá iniciar a pós-graduação quando quiser. Escolher o momento ideal dependerá da sua disponibilidade e do que deseja alcançar com o curso. Mas, para te ajudar a decidir melhor, separei algumas dicas abaixo.

Estabeleça um objetivo

Conforme citei mais acima, é importante você decidir qual motivo te levou a buscar uma pós-graduação. Para isso, procure descobrir quais dos cursos disponíveis te permitirá desenvolver aquela competência que falta em seu currículo para conseguir avançar em sua carreira.

Reserve tempo para se dedicar

Depois de decidir pelo curso adequado, tenha certeza de que você terá tempo suficiente para se dedicar às exigências da especialização. Análise se preencher seus horários com um novo compromisso não prejudicará sua rotina pessoal e de trabalho. Caso não tenha como fazer uma pós presencialmente, talvez valha a pena iniciar o curso à distância.

Conheça as exigências do mercado

Por fim, mas não menos importante, procure saber se a pós-graduação escolhida te proporcionará boas oportunidades no mercado de trabalho. Uma boa dica é conversar com profissionais da área mais experientes. Assim, suas chances de se qualificar em algo que trará retornos a curto e médio prazo serão bem maiores.

De fato, fazer uma pós-graduação antes de terminar a graduação não é permitido. Se você estiver com pressa de se especializar para conseguir boas oportunidades o quanto antes, recomendo começar a pós no mesmo ano da graduação.

Decidiu continuar com os estudos? Entenda a diferença entre pós-graduação, especialização MBA para não confundir mais esses conceitos!