Transferência de faculdade: o que é preciso para fazer?

Transferência de faculdade: o que é preciso para fazer?

Antes de pensar em fazer a sua transferência de faculdade, é essencial que o(a) aluno(a) pese bem as vantagens e desvantagens dessa escolha. Muitas vezes, ele(a) pode perder alguns benefícios nesta troca, como aumentar o orçamento mensal, ter que se deslocar uma distância maior e outros inconvenientes. Por isso, é importante analisar bem esta decisão antes de realmente fazê-la.

No texto a seguir, a Universidade Tuiuti mostra como fazer a transferência de faculdade e quais quesitos.

Fazer a inscrição para transferência de faculdade

Antes de realmente transferir a sua matrícula para outra universidade é essencial pesquisar bem e ver se o seu caso é de transferência interna ou externa. Transferência Interna é a de curso, ou seja, a universidade não muda. Por exemplo, você estuda Medicina e quer fazer Turismo. Você continuará na mesma universidade e só mudará de curso na mesma instituição.

Transferência Externa é mudar de faculdade, muitas vezes, com o mesmo curso. Nestes casos, você prefere mudar por variados motivos, entre eles, a universidade em que você está não oferece uma grade curricular tão interessante quanto a outra, a distância a ser percorrida é maior, horário do curso não é compatível com seus demais afazeres, entre outros. Na Universidade Tuiuti, você começa a transferência externa preenchendo um formulário com seus dados pessoais, e a instituição entra em contato com você por telefone ou e-mail.

Faça o download do ebook para entender como funciona o Financiamento Estudantil!

Levar a documentação para análise

Nesta etapa, a instituição escolhida por você vai analisar seus documentos, para saber seu histórico escolar e aproveitar algumas disciplinas, se for este o caso. Na Universidade Tuiuti, esta análise pode ser online ou presencial. Na primeira forma, assim que você fizer a inscrição, receberá um e-mail com um link para anexar sua documentação para uma pré-análise. Na presencial, você levará seus documentos na Central de Atendimento Acadêmico – CAA.

Lei nº 9.394, de 1996, no artigo 49, informa que todas as instituições de curso superior devem aceitar alunos(as) egressos(as) de outras universidades, desde que seja para cursos afins e que tenham vagas disponíveis. Cursos afins são aqueles agrupados em uma mesma área, como Humanas, Exatas e Biológicas. Logo, um aluno de Engenharia Civil não pode pedir transferência para Direito, por exemplo.