Acesse o conteúdo

O que faz um arquiteto e quais suas áreas de atuação – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que faz um arquiteto e quais suas áreas de atuação – Tuiuti

O que faz um arquiteto? Você já ouviu essa pergunta? É bem comum! Isso porque existe uma ideia engessada sobre o que exatamente esse profissional faz.

Há quem ache que esse profissional se volta apenas para aqueles projetos imensos e que necessitam de algo mais extravagante. 

Pensando nisso, resolvemos trazer no post de hoje algumas coisas que você deve saber caso a arquitetura e urbanismo esteja entre as suas opções de graduação. Vamos lá?

O que faz um arquiteto?

O que um arquiteto faz está muito relacionado a projetar estruturas, que é, sim, o foco desse profissional, mas não é só isso. Quando falamos em arquitetura e urbanismo especialmente, estamos falando de um profissional que deve ser capaz de usar a criatividade para desenvolver construções e soluções para problemas urbanos e melhorar a vida das pessoas. 

Mas vai além disso! O arquiteto é a pessoa capacitada para projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos de acordo com os mais diversos critérios a serem considerados por quem encomendou aquele projeto, tais como: estética, funcionalidade, tamanho, conforto etc. 

Como é um curso de arquitetura?

O curso de arquitetura é bem multidisciplinar, diferentemente do que muitos pensam, arquitetura envolve muito mais do que desenho! É um curso que une conceitos de matemática, física e engenharia, mas também envolve áreas humanas como desenho, história, artes e outros. 

Ao finalizar a sua graduação, você será capaz de trabalhar com estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores, desenvolvimento de projetos, paisagismo, etc. 

Ah, outra coisa que acaba afastando muitas pessoas do curso de Arquitetura é o pensamento de que é preciso, necessariamente, ter grande desenvoltura com o desenho, mas isso não é verdade! 

Você pode começar o curso sem essa habilidade e ir aprendendo no decorrer do curso, até porque, atualmente, existem diversas ferramentas que podem te ajudar com a construção das maquetes e desenhos, então, não se preocupe com isso! 

O curso tem duração média de 5 anos e é bem prático. Você irá desenvolver diversos projetos e aprender várias técnicas para aperfeiçoar suas habilidades e aguçar o seu espírito criativo. 

Arquitetura x Construção Civil

Abrindo um parênteses bem rápido aqui entre o caminho de como se tornar um arquiteto, vale fazermos um comparativo entre essas duas profissões que são frequentemente confundidas. 

construção civil no Brasil está mais ligada a atividades exatas, como cálculos, e projetos de estruturas, como rodovias, pontes e edificações. Além disso, o engenheiro tem um foco maior no gerenciamento das obras do que na criação do projeto arquitetônico. 

Na prática, podemos dizer que, enquanto o engenheiro faz cálculos, o arquiteto pensa na parte mais humana, na adequação que esse projeto deve fazer para atender às necessidades de quem encomendou aquele projeto. É bem diferente, não é verdade?!

Veja também:

E-book Reserva Financeira

Como funciona o mercado de trabalho para o arquiteto?

Arquitetura com foco em urbanismo é apenas um dos braços da profissão. A arquitetura é bem ampla e o profissional pode trabalhar também com projetos habitacionais, industriais, comerciais, paisagismo, projetos voltados para o meio ambienteArquitetura e Design de Interiores, cenografia, com patrimônios históricos e restauração, com acompanhamento e execução de obras, além do urbanismo a diferentes níveis.

Embora esse profissional seja cada vez mais procurado para atuar nas mais diversas áreas, também é possível atuar fora dos ambientes tradicionais de empresas e escritórios com carteira assinada ou como autônomo, na prestação de serviços.

Como arquiteto, você poderá projetar e coordenar construções desde o início, além de reformas dos mais diversos tipos de espaços. Sua função sempre será entender qual a melhor forma de deixar os ambientes mais funcionais e otimizados para a necessidade do cliente. 

Uma coisa importante: todo arquiteto precisa seguir uma regulamentação! Para atuar na profissão, além do diploma da graduação em um curso que seja reconhecido pelo MEC, é necessário ter inscrição no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). 

Você também já deve saber que trabalhar em equipe é essencial para o arquiteto! Em muitos casos, o trabalho será feito em conjunto com engenheiros e outros profissionais, e você deverá coordenar todo esse time da melhor maneira possível, para que o trabalho seja impecável. 

Quais os maiores desafios da profissão?

Entre os principais desafios está a diferenciação. Atualmente, existem inúmeros cursos voltados para a área, e o seu desafio é se destacar! 

Isso pode não ser novidade, mas é a realidade. Escolha uma instituição que seja reconhecida pela qualidade de ensino, que tenha um bom corpo docente, uma grade curricular completa e que lhe ensine conteúdos práticos tanto quanto teóricos (de preferência, escolha uma faculdade no Paraná, uma daquelas que te ajuda desde o primeiro dia, como a Tuiuti, sabe?). 

Dedique-se e estude bastante, leia muito, esteja sempre em busca de inspiração para aguçar a sua criatividade e o seu olhar como profissional, não tenha medo de ousar e de inovar, estude tendências (principalmente relacionadas à arquitetura e ao digital), seja um profissional detalhista e sempre, sempre busque atender e superar as necessidades do seu cliente. 

Bom, esperamos que você tenha conseguido entender e aprender um pouco mais sobre a profissão e que tenha gostado do nosso conteúdo!

Agora, se a arquitetura e o urbanismo não são uma opção para você, aproveite e conheça os cursos existentes na Universidade Tuiuti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *