Quer estudar fora? Conheça as parcerias da Universidade Tuiuti

Quer estudar fora? Conheça as parcerias da Universidade Tuiuti

Estudar fora do país faz parte dos planos de muitos alunos em cursos de graduação ou numa especialização, como um mestrado ou doutorado. Realizar esse sonho demanda esforço, dedicação e, em alguns casos, pode contar com o apoio de financiamentos públicos e privados ou, ainda, de bolsas de estudos de agências de pesquisa. Você sabe como pode realizar esse sonho e fazer um curso superior fora do Brasil?

Por que estudar no exterior?

As vantagens são variadas para quem toma essa decisão. Fazer um estágio de pesquisa no exterior ou, até mesmo, um breve intercâmbio, além de agregar conhecimento prático a respeito de diversas culturas e idiomas, coloca o estudante em contato com infindáveis possibilidades.

Conhecer uma nova cultura, pessoas do mundo todo e ainda participar de projetos em universidades renomadas são experiências enriquecedoras na vida para nosso aluno. Uma oportunidade que transforma o egresso da Tuiuti em um profissional mais capacitado em compreender o mundo e atuar de forma ética e consciente de seu papel.

Dicas para seguir em frente em sua carreira

Primeiro, é muito importante se planejar. Decidir exatamente o que fazer quando chegar lá, antes mesmo de ir, é tão necessário quanto os detalhes da própria viagem ou estada. A etapa de planejamento requer uma estruturação dos campos de interesse e das prioridades.

Recomenda-se que os alunos interessados em participar de um intercâmbio nacional ou internacional, realizem as seguintes etapas. Por isso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar:

1ª) Estabeleça um planejamento pessoal decidindo sobre seus interesses. Você pretende estudar línguas; frequentar um semestre letivo; solicitar transferência; frequentar cursos de extensão ou de pós-graduação? Quais suas prioridades, ou seja, quais os países para onde deseja viajar ou instituições nas quais deseja estudar;

2ª) Verifique na coordenação de seu curso se existem convênios em vigor na sua área e que possam se adequar ao planejamento estabelecido;

3ª) Realize um levantamento dos custos necessários para estudar em um outro país. A Tuiuti disponibiliza em sua página uma relação de países, agências governamentais e sites específicos.

Fomento à pesquisa, no Brasil e no exterior

Um dos principais valores da Tuiuti é oferecer aos seus alunos de mestrado e doutorado as melhores oportunidades para desenvolverem suas pesquisas e projetos. Pensando nisso, a instituição tem parcerias e convênios com diversas organizações, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de seus alunos dentro e fora de sala de aula.

E esses convênios não se restringem ao território nacional. A Tuiuti, uma das melhores universidades do país, oferece também a possibilidade de realizar intercâmbios em universidades no exterior. Uma oportunidade única, que faz toda a diferença na formação do futuro profissional.

Programas e parcerias da Tuiuti no exterior

A Tuiuti conta com convênios com as seguintes universidades e programas

Hochschule Ostwestfalen-Lippe University of Apllied Sciences (Alemanha)

A cooperação entre as universidades visa desenvolver programas de mútuo interesse em áreas de pesquisa.

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL (Portugal)

O programa entre as instituições prevê o intercâmbio de estudantes, docentes, co-tutelas de teses de doutorado/doutoramento, regime de pós-doutorado/pós-doutoramento, admissão a provas de agregação/livre docência e outros.

Kent State University, USA

A parceria entre a Tuiuti e a universidade norte-americana está vinculada ao curso de pós-graduação em Fonoaudiologia e Distúrbios da Comunicação e visa desenvolver intercâmbio de docentes e discentes para realização de pesquisas e publicações conjuntas.

Para saber mais sobre os programas e como participar, acesse o site de Convênios Internacionais da Tuiuti.