Qual é o perfil profissional mais procurados pelas empresas?

Qual é o perfil profissional mais procurados pelas empresas?

Ser funcionário de uma empresa na atualidade é ser muito mais do que um “trabalhador”. É ter para si os sonhos e as missões da organização, e até mesmo querer o “bem da empresa” como se fosse dono dela. Por isso, as empresas buscam por um perfil profissional que, além de ter a capacidade técnica, tenha competências e habilidades para potencializar os resultados e agregar valores.

Não há uma “fórmula mágica” que as empresas utilizam para as contratações. De igual modo, não há uma receita sobre como “conquistar o empregador” ou, ainda, ter sucesso e conseguir “pescar” aquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Porém, há alguns itens que podem contribuir com o seu sucesso, ou seja, alguns diferenciais que vão ajudá-lo nesta conquista, bem como dar um “up” em sua carreira.

Graduação e pós-graduação

Ter graduação superior e pós-graduação é o primeiro passo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Uma boa formação profissional é a base para as oportunidades futuras, bem como demonstra para a empresa o seu compromisso em investir em você. Lembre-se de que é muito importante escolher uma Universidade que não apenas ensine a técnica, mas que prepare você para o mercado de trabalho.

Visão estratégica e empreendedorismo

O mercado está em constante mudança e exige, cada vez mais, que as empresas se adaptem e inovem, a fim de conquistar os clientes e, claro, para que possam se destacar frente às inovações. O dono da empresa deposita confiança e credibilidade nos seus funcionários, pois sabe que eles são a força que faz o negócio crescer. No fim das contas, são os colaboradores que  vão fazer a diferença nos resultados.

Por isso é necessário que você, funcionário, “olhe para fora da caixa” e tenha uma visão estratégica, seja empreendedor, inovador e criativo. Com essas competências e/ou habilidades você consegue gerar bons e mais resultados para a empresa.

Trabalho em equipe e gestão

Os resultados só são alcançados quando é realizado um bom trabalho em equipe e, por trás de uma grande equipe, há sempre um bom líder, ou seja, ele possivelmente soube demandar e ensinar. Pense nisso: ninguém é bom o suficiente para trabalhar sozinho. E para conquistar os resultados é preciso confiar a acreditar na equipe.

E se você almeja um cargo de gestão, tenha a capacidade de liderança, seja admirado pela equipe, desenvolva um ambiente de trabalho agradável, motive, acompanhe o progresso, solucione conflitos, adapte-se às mudanças, defina prioridades, e gere confiança e comprometimento.

Boa comunicação e proatividade

Saber planejar, solucionar problemas, comunicar e interpretar é  fundamental para que os processos caminhem dentro de uma empresa e, consequentemente, tragam bons retornos. Já se foi o tempo em que as empresas contratavam pessoas que apenas exerciam as tarefas demandadas.

As empresas estão em busca de profissionais proativos e comunicativos. Assim, é  preciso estar aberto às mudanças, utilizar a inteligência para o bem, saber se expressar, tomar decisões, persistir nos objetivos, ser resiliente e encontrar oportunidades.

Aproveite essas dicas e comece a desenvolver desde já as soft skills (competências comportamentais), que a cada dia são mais buscadas pelos empregadores. Os empregadores não apenas buscam profissionais com essas atitudes, mas também valorizam-os por meio de treinamentos e coaching.

Mas você ainda não encontrou o trabalho ou  a profissão com a qual se identifica? Entenda um pouco como é possível unir a sua vocação à sua profissão e logo você estará pronto para se realizar profissionalmente e pessoalmente

Você tem algum outro diferencial que pode nos ajudar a completar essa lista? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.