Qual é a grade curricular de biomedicina?

Qual é a grade curricular de biomedicina?

Entender como são causadas as doenças para desenvolver formas de curá-las é a principal atribuição do biomédico, que adquire esse conhecimento por meio do estudo de células, bactérias e outros microorganismos.

O curso e seus egressos são recebidos por um mercado de trabalho favorável e salários que podem chegar a R$ 30.000,00, no auge da carreira.

Se você pensa em se formar nessa área, entenda agora como é a grade curricular de biomedicina e como ela vai preparar você para o mercado de trabalho!

Primeiro ano de biomedicina

As disciplinas do primeiro ano de biomedicina têm como objetivo apresentar o curso e oferecer uma base de Ciências Biológicas, Exatas e da Saúde para o aluno, de forma que ele possa compreender o processo saúde/doença e os processos patológicos com mais facilidade ao longo da graduação.

Disciplinas como Anatomia Humana preparam o aluno para compreender melhor o funcionamento do organismo, enquanto a Biologia Celular apresenta o estudo das células, com conceitos que guiarão o aprendizado por todo o curso.

Curso de Biomedicina

Ainda fazem parte dessa etapa as seguintes matérias:

• Fisiologia Humana e Biofísica;
  • Práticas Profissionais Em Biomedicina;
  • Saúde Coletiva;
  • Bioquímica Estrutural e Metabólica;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Bromatologia;
  • Química e Físico-química.

Segundo ano

Já no segundo ano, a grade curricular da biomedicina começa a ser direcionada a aspectos mais práticos da profissão, como a Farmacologia, disciplina que estuda os medicamentos e sua interação com os organismos.

Também é abordada a Imaginologia, que prepara o aluno para a detecção de patologias por meio da imagem, como raio-X, ultrassom, mamografia e ressonância magnética.

Ainda nessa fase do curso, são abordadas as seguintes matérias:

• Biologia Molecular e Biotecnologia;
  • Genética Molecular e Clínica;
  • Imunologia e Patologia;
  • Metodologia Científica;
  • Biomedicina Estética;
  • Análise Ambiental;
  • Atividades Complementares;
  • Embriologia e Reprodução Humana;
  • Estatística;
  • Bioengenharia;
  • Toxicologia Geral e Clínica.

Terceiro ano

Agora chegamos à segunda metade do curso e a grade curricular de biomedicina fica ainda mais específica, preparando o aluno para o trabalho em laboratório e a elaboração de análises clínicas por meio de disciplinas como Micologia Clínica, Gestão Laboratorial e Parasitologia Clínica.