Quais são os objetivos de uma análise psicanalítica

Quais são os objetivos de uma análise psicanalítica

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Vale destacar que tal tratamento só pode ser executado por profissionais especializados na área, como psicólogos graduados e/ou pós-graduados em cursos como a Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Tuiuti, por exemplo.

Porém, para entender mais sobre a Psicanálise e seus principais benefícios, basta continuar acompanhando este artigo. Confira a seguir o que preparamos para você!

Melhorar relacionamentos

Uma análise psicanalítica realizada de forma competente possui a capacidade de transformar a vida do paciente. Seu intuito é fornecer ao indivíduo as ferramentas necessárias para que ele saiba lidar com suas frustrações. A melhora de relacionamentos é um dos maiores benefícios proporcionados pela Psicanálise. A pessoa começa a enxergar sua relação com maior clareza, percebendo como seus sentimentos afetam a percepção.

Gerar efeitos contínuos

Os efeitos da análise psicanalítica se instalam no paciente de forma duradoura. Isso porque, cada aprendizado reconhecido durante o tratamento é trabalhado para que funcione mesmo após o fim da terapia. Então, tudo o que é estudado durante as sessões de análise continua surtindo efeito para que a estabilidade emocional permaneça.

Equilibrar a autoestima

No ramo da Psicanálise, é sabido que qualquer desequilíbrio emocional apresentado pelos pacientes afeta o seu dia a dia como um todo. O sentimento de inadequação e incapacidade é uma das suas maiores características.

Então, o profissional capacitado — preferivelmente especializado em uma pós como a Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Tuiuti — trabalhará o senso de liderança do indivíduo para que ele se sinta mais completo e habilitado a realizar as atividades da sua rotina.

Renovar comportamentos

Conforme dissemos inicialmente, um dos princípios da terapia é identificar padrões de comportamento inconscientes que atrapalham o dia a dia do paciente. Ao realizar essa etapa, o psicólogo consegue avaliar as ações do indivíduo para que novos comportamentos positivos sejam estabelecidos, tanto em sua vida pessoal, como profissional.

Oferecer acompanhamento personalizado

Mesmo que inúmeros pacientes apresentem problemas parecidos, cada acompanhamento é feito de modo personalizado. Isso porque, as causas de tais incômodos sempre diferem de pessoa para pessoa. Então, o profissional aplicará uma determinada abordagem para cada caso, a fim de identificar a raiz do problema. Dessa forma, o tratamento não é executado de modo genérico, fornecendo resultados muito mais duradouros.

Como você pode perceber, a Psicanálise possui um papel importantíssimo na saúde mental das pessoas. Não existem impedimentos sobre quem a metodologia pode auxiliar, embora os tratamentos surtam melhores efeitos em determinados pacientes.

Por meio do psicanalista, qualquer paciente poderá encontrar soluções para suas queixas. Para estar apto a atuar como psicólogo ou terapeuta, é essencial obter uma formação superior e especialização na área, como o curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica na Tuiuti.

Gostou deste conteúdo? Aprenda agora a principal diferença entre psicoterapia de orientação psicanalítica e psicanálise!

Quero entender melhor o que é a Psicanálise!