Acesse o conteúdo

Quais as vantagens e os desafios do ensino a distância?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Quais as vantagens e os desafios do ensino a distância?

Os estudantes do ensino a distância podem encontrar alguns desafios, bem como diversas vantagens. Por isso, na hora de escolher um curso na modalidade EaD, é importante ponderar todos os prós e contras, a fim de tomar a melhor decisão para a sua formação no ensino superior.

Quem sabe escolher a melhor modalidade de ensino para a sua rotina, o seu bolso e o seu aprendizado conta com uma vida acadêmica otimizada e se torna um profissional qualificado e requisitado no mercado de trabalho.

Sendo assim, para fazer a escolha certa para o seu futuro acadêmico e profissional, leia este post até o final e entenda quais são as principais vantagens e os desafios da graduação a distância. Confira agora!

As principais vantagens do ensino a distância

As aulas em EaD oferecem uma vasta gama de vantagens para os estudantes. Por isso, essa modalidade de ensino ganha cada vez mais espaço e reconhecimento. Dessa forma, entenda quais são os principais benefícios dos cursos EaD e descubra se essa é a opção ideal para a conquista do seu diploma de ensino superior.

Flexibilidade de horário

Sem dúvidas, a grande vantagem do ensino a distância é a flexibilidade de horário. Afinal, nessa modalidade de ensino, o aluno pode escolher quando e onde assistir às aulas em EaD. Essa vantagem é muito relevante, pois permite que o estudante encaixe, com maior facilidade, os estudos em sua rotina.

Ou seja, a graduação EaD pode ser a opção ideal para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho e/ou a família, entre outras responsabilidades do dia a dia. Afinal, os conteúdos ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e podem ser acessados a qualquer momento.

Redução de custos e mensalidade mais barata

A economia é um dos benefícios da modalidade EaD. Isso acontece porque o aluno não precisa se locomover até o campus todos os dias. Logo, sem o gasto com o transporte e a alimentação, existe uma redução considerável de custos.

Além disso, as mensalidades dos cursos EaD costumam ser mais econômicas quando comparadas a qualquer outra modalidade de ensino. Sendo assim, a diminuição de gastos — tanto com transporte e alimentação quanto com mensalidades — é uma das principais vantagens do ensino a distância.

Reconhecimento pelo mercado de trabalho

Ao contrário do que muitos podem acreditar, o reconhecimento do mercado de trabalho é um dos ganhos para quem investe na faculdade EaD. Afinal, com as transformações digitais e as mudanças na sociedade e no mercado, existe uma valorização cada vez maior de quem está adaptado ao meio virtual.

Dessa forma, os alunos do ensino a distância se destacam no mercado de trabalho, pois possuem competências requisitadas pelos recrutadores, como facilidade com o trabalho online e remoto.

Protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem

As aulas em EaD proporcionam ao estudante um papel ativo no ensino. Ou seja, ao invés de o aluno sentar na sala de aula e absorver, de forma passiva, o conteúdo exposto pelo professor, no ensino a distância, o estudante atua de forma ativa e é protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, o aluno determina os seus horários de estudo, pode rever as aulas e o conteúdo quantas vezes desejar, pesquisar materiais extras e utilizar quaisquer métodos que possam potencializar o seu aprendizado de acordo com o seu perfil.

Agora que você já conhece as principais vantagens dos cursos EaD, confira, também, quais são os desafios de quem opta por essa modalidade de ensino na hora de conquistar o diploma de nível superior. Leia até o final!

Talvez este post também te interesse:

eBook - Graduacao EaD

Os desafios da faculdade EaD

Além das diversas vantagens, o ensino a distância também apresenta alguns desafios, por isso, é importante entender quais são as dificuldades dessa modalidade de ensino, a fim de fazer a escolha certa e, também,  preparar-se e superar os desafios da graduação a distância. 

Distrações

A dispersão de atenção é um inimigo comum de quem opta por estudar de forma online. Afinal, ao estudar sozinho em casa, é muito mais fácil se render às distrações, como televisão, redes sociais, entre outros.

Por isso, o estudante da faculdade EaD deve contar com métodos de estudos e se preparar para manter o foco e a concentração, o que pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, vale ressaltarmos que esse desafio também apresenta uma grande oportunidade. Isso porque, a fim de superar essa adversidade, o aluno desenvolve uma série de competências fundamentais para um bom desempenho profissional.

Ou seja, ao final do curso, o profissional formado na modalidade EaD costuma ser muito mais disciplinado, organizado, focado, entre outras características valorizadas pelo mercado de trabalho.

Menos contato presencial com professores e colegas

Outro obstáculo que deve ser superado pelo aluno da faculdade EaD é o pouco contato presencial com professores e colegas. Sem a experiência da sala de aula, existe uma interação menor entre toda a turma, e isso pode diminuir oportunidades de networking ou a experiência de um aprendizado colaborativo.

Porém, existem formas de suavizar essa dificuldade. Logo, é importante buscar uma instituição de ensino que invista em meios e recursos para proporcionar uma maior interação entre professores e alunos no ensino a distância.

Algumas maneiras de incentivar o networking e proporcionar o aprendizado colaborativo nas aulas de cursos EaD são: criação de fóruns, aulas ao vivo, propostas de trabalhos em grupo, tutores sempre disponíveis, entre outras.

Acesso à internet e dispositivos eletrônicos

Diferentemente do que alguns podem pensar, não é necessário contar com equipamentos altamente tecnológicos para acompanhar as aulas em EaD, entretanto, é imprescindível o acesso à internet e a dispositivos eletrônicos, como um notebook ou tablet.

Diante disso, você já pode compreender quais são as principais vantagens do ensino a distância, bem como quais são os desafios a serem superados na modalidade EaD. Dessa forma, você conta com informações relevantes para se matricular nessa modalidade de ensino ou não.

Ainda está em dúvidas? Então, saiba, agora mesmo, como é uma graduação EaD com o mesmo padrão de qualidade da Tuiuti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *