Quais as principais tendências tecnológicas na Enfermagem? – UTP

Quais as principais tendências tecnológicas na Enfermagem? – UTP

A tecnologia já faz parte da vida de todos e está presente nas principais áreas de estudo, e na Enfermagem não é diferente. Os avanços tecnológicos na saúde trouxeram o tratamento e a cura de diversas doenças que já foram responsáveis por epidemias e a morte de milhares.

Atualmente, um profissional da área da saúde tem o dever de estar por dentro das tecnologias e do que podem fazer em favor da saúde. Principalmente, é claro, quem escolhe seguir a Enfermagem, pela responsabilidade no cuidado e recuperação de seus pacientes.

A tecnologia está presente na prevenção, tratamento e cura de doenças, por isso é de suma importância buscar novos conhecimentos. Continue a leitura para conhecer as novas tecnologias que estão marcando tendência na Enfermagem.

Relação entre Tecnologia e Saúde

Os avanços na área da saúde são fortemente marcados pelo desenvolvimento da tecnologia. Eles fazem parte importante na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura de enfermidades, mas não substitui o importante papel de um enfermeiro(a) no cuidado de seu paciente. A tecnologia foi feita pelo homem para o próprio homem, sendo uma facilitadora na realização de diversas tarefas e solução de problemas.

Na saúde, a tecnologia começou a marcar mudanças através do uso do Raio-X para diagnósticos, e abriu as portas para o desenvolvimento de novas ferramentas, como a tomografia e a ressonância magnética. A tecnologia está presente como uma ferramenta no trabalho do enfermeiro(a), não podendo substituir um profissional qualificado.

O profissional que estudou em uma Faculdade de Enfermagem assume um papel de grande responsabilidade ao utilizar a tecnologia, pois deve conhecer os aparelhos tecnológicos disponíveis ao seu alcance, saber como utilizá-los, tomar as decisões e promover o melhor cuidado ao ser humano, através da união da enfermagem e tecnologia.

Um bom profissional da área da saúde é aquele que busca adquirir novos conhecimentos desde sua graduação. Para isso é importante estudar em uma instituição comprometida com a sociedade, como é a Universidade Tuiuti do Paraná, capaz de formar profissionais que sabem relacionar seu trabalho humanizado com a enfermagem e novas tecnologias.

Sendo assim, quem permite a relação entre a tecnologia e a saúde é o enfermeiro(a), que unindo seus conhecimentos a sua prática profissional, toma a decisão do uso das tecnologias em sua labor. Para isso, este profissional deve estar conectado aos avanços tecnológicos no mercado. Conheça, a seguir, os principais avanços tecnológicos na Enfermagem.

Curso de Enfermagem Tuiuti

Principais tendências tecnológicas na Enfermagem

Os avanços tecnológicos são marcados por melhorias e descobertas de novas ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população. Algumas das principais tecnologias que vem marcando tendência na Enfermagem pela modernidade, eficiência e eficácia são:

Tecnologias voltadas para diagnósticos:

Os diagnósticos, importantes para a descoberta de doenças, sofreram forte influência da tecnologia e atualmente enfermidades são identificadas e tratadas prontamente pelos aparelhos tecnológicos. Vale destacar os computadores com tecnologia de ponta e diagnósticos por imagem, que realizam um “scanner” do corpo humano, assim os profissionais da saúde podem identificar anomalias.

Exames muito utilizados, como o de sangue, urina e fezes, e até mesmo o teste de gravidez, fazem parte do grupo das tecnologias direcionadas ao diagnóstico. Os profissionais da Enfermagem devidamente capacitados utilizam o diagnóstico a favor da saúde do paciente.

Tecnologias para reabilitação:

A reabilitação é um processo de grande importância para o paciente, pois é nesse momento que os resultados dos tratamentos apresentam resultados, e a Enfermagem se faz presente em cada passo. Desde as simples gazas e curativos, a tecnologia na enfermagem auxilia neste processo.

A descoberta da esterilização de materiais e ferimentos, por exemplo, se deve ao uso das tecnologias na área médica. Cadeira de rodas, próteses, fisioterapia, entre outros, fazem parte das ferramentas necessárias para a reabilitação completa do paciente.

Tecnologias para cirurgias:

Uma das partes mais delicadas, e onde a tecnologia abriu as portas para a cura, são nas cirurgias. A Enfermagem tem um grande destaque, pois em conjunto com o médico-cirurgião, anestesista e outros profissionais da equipe médica, toma a responsabilidade do preparo do paciente para o procedimento, para o acompanhamento durante a cirurgia e o pós-operatório.

Neste contexto, o profissional de Enfermagem deve conhecer as tecnologias utilizadas para orientar o pré e pós operatório.

Grandes avanços são presentes, por exemplo, nas cirurgias do coração, procedimento delicado que atualmente é realizado até para a correção de anomalias no coração de um feto. Muitas vidas são poupadas graças a operações que eram consideradas arriscadas e hoje são possíveis graças à tecnologia utilizada a favor da saúde.

Tecnologia da Informação

O Brasil é conhecido mundialmente na área da saúde por utilizar um dos melhores sistemas de gestão de informação na saúde pública, o SUS (Sistema Único de Saúde).

A Tecnologia da Informação é importante na área da saúde, pois com ela é possível guardar e realizar o acompanhamento da saúde do paciente de forma organizada e rápida. Desde uma simples consulta de rotina a um procedimento mais rigoroso, tudo fica salvo no sistema, assim o profissional da saúde tem fácil acesso ao relatório de saúde do paciente.