Acesse o conteúdo

Prótese e dentística: essa especialização tem a ver com você?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Prótese e dentística: essa especialização tem a ver com você?

Dentre os mais de 110 mil dentistas em exercício no país, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, poucos possuem duas das especializações mais procuradas entre os pacientes, a de Prótese e a Dentística. Apenas 11% e 4% dos profissionais atuam nessas especialidades, respectivamente.

A baixa quantidade de profissionais não acompanha a crescente preocupação por serviços que melhoram a saúde e estética bucal. Por que, então, não aproveitar esse espaço de trabalho?

A você, dentista, mostramos cada aspecto da especialização integrada em Prótese e Dentística. Quer saber se ela para você? Continue a leitura!

O que é a especialização em Prótese e Dentística?

O CFO reconhece a Prótese e a Dentística como duas das várias especializações possíveis ao profissional de Odontologia.

O especialista em próteses é aquele que atua na reabilitação da saúde dos dentes. Seu conhecimento nas diversas modalidades de próteses e nas técnicas e ferramentas mais avançadas de cirurgias orais permite que o profissional satisfaça as demandas estéticas e de saúde dos seus pacientes.

Com o conhecimento da especialização em Dentística, o dentista trabalha na restauração dental, além da parte estética. Seus conhecimentos permitem atuar na recuperação de dentes afetados por cáries e traumas, por exemplo.

pós-graduação em Prótese e Dentística, por ser integrada, habilita o dentista nas duas especializações. Assim, a dupla certificação permite que profissional realize:

  • próteses dentárias de todos os tipos;
  • restauração de dentes;
  • aplicação de facetas dentárias;
  • realização de clareamentos.

Qual o perfil do especialista em prótese e dentística?

O profissional, ao longo de sua formação, deve reunir determinadas habilidades, dentre as quais:

Sólida qualificação profissional

Conhecer as técnicas mais avançadas e acompanhar os estudos mais recentes da área é fundamental para dentistas, em especial aqueles que trabalharão com a parte estética, objeto de atualizações frequentes.

Para isso, cursar uma pós-graduação de qualidade e acompanhar pesquisas científicas, por conta própria, são atitudes imprescindíveis.

Boa comunicação e empatia com os pacientes

Muitos pacientes chegam aos consultórios fragilizados, seja em sua saúde ou autoestima. Saber lidar com essas demandas, escutar o paciente e formular uma solução específica para cada caso são papéis do cirurgião-dentista especializado em Prótese e Dentística.

Capacidade de empreender na carreira

Dentista também é empreendedor! Afinal, se você abriu o próprio consultório odontológico, precisará lidar com a gestão financeira, de pessoal, além da comunicação do empreendimento.

Se trabalha em uma empresa de terceiros, por outro lado, deve saber gerir a própria profissão, apostar em qualificação e criar um plano de carreira que satisfaça seus interesses pessoais e profissionais.

Reunindo todas essas habilidades e apostando numa especialização de qualidade em Dentística e Prótese, você terá ótimo retorno em número de consultas e crescimento na carreira!

Pronto para conhecer mais sobre a especialização? Acesse o site da Universidade Tuiuti do Paraná e confira mais informações sobre o curso!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *