Acesse o conteúdo

Projeto de Pesquisa: o papel da infraestrutura de uma universidade

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Projeto de Pesquisa: o papel da infraestrutura de uma universidade

Entenda por que você precisa conhecer a infraestrutura de uma universidade antes de escolher a sua pós-graduação e saber como elaborar um projeto de pesquisa.

A importância da infraestrutura para a pesquisa de mestrado/doutorado

Uma pós-graduação Stricto Sensu exige a elaboração de uma dissertação ou tese. Sendo assim, é papel da universidade oferecer ao aluno de pós-graduação os recursos necessários para a realização de uma pesquisa.

Portanto, na hora de escolher a universidade para o seu mestrado ou doutorado, você deve avaliar a infraestrutura que a universidade disponibiliza para você e para o desenvolvimento da sua pesquisa.

Você não quer que sua pesquisa seja limitada por falta de recursos, certo?

processo seletivo de uma pós-graduação Stricto Sensu depende da apresentação de um projeto de pesquisa. Ou seja, antes mesmo de iniciar a pós-graduação, você já deve ter em mente como se desenvolverá a sua pesquisa. Por isso é necessário, já na elaboração do projeto, conhecer a infraestrutura da universidade.

Como elaborar um projeto de pesquisa

Mas afinal, como fazer um projeto de pesquisa? Essa é uma pergunta muito comum e nós te explicamos tudo aqui. Mas vamos enfatizar a relevância de conhecer o ambiente universitário no qual você fará a sua pós-graduação.

Para elaborar o projeto de pesquisa, você deve saber o que a universidade te oferece para a realização do mesmo. Caso contrário, o projeto pode ser recusado por ser incompatível com a realidade do ambiente universitário proposto. 

Dessa forma, fica claro que a infraestrutura é fundamental já na elaboração do projeto de pesquisa.

Por isso, você deve avaliar a infraestrutura da universidade e escolher aquela a qual proporciona o ambiente ideal para realização da sua dissertação ou tese.

Dicas práticas para apresentar seu projeto para o mestrado.

Continue lendo e saiba o que a Universidade Tuiuti oferece aos seus alunos de pós-graduação e entenda como a infraestrutura de uma universidade pode ser o diferencial de uma pesquisa.

A infraestrutura da Universidade Tuiuti

A Universidade Tuiuti do Paraná disponibiliza aos seus alunos todos os recursos necessários para um bom desenvolvimento de pesquisa. Além de um corpo docente acessível e qualificado, a universidade conta com laboratórios, equipamentos de pesquisa, biblioteca com um acervo de qualidade, e outras instalações relevantes.

A infraestrutura da Tuiuti é muito rica e ampla, portanto, iremos abordar com detalhes apenas dois dos principais recursos oferecidos pela Tuiuti.

A Universidade Tuiuti do Paraná tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Portanto, a possibilidade de utilização do Portal de Periódicos Capes – de acesso imediato, livre e gratuito para os usuários da UTP e podendo ser realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet, localizado na instituição ou por ela autorizado – evidencia a opção da instituição por um modo de fazer pesquisa que privilegia a otimização, disseminação e democratização da produção do conhecimento nacional e internacional. 

Isso não é tudo! Saiba outras vantagens da biblioteca da UTP clicando aqui.

Laboratórios

Os programas de pós-graduação da Universidade Tuiuti contam com laboratórios específicos para cada área de estudo. Sendo assim, citaremos alguns desses laboratórios.

A pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, por exemplo, tem à sua disposição uma clínica de Fonoaudiologia, o Laboratório Escola de Análises Clínicas, o Laboratório Experimental de Cultura de Células, além de clínicas e laboratórios parceiros.

Por sua vez, o programa de pós-graduação em Educação possui acesso ao Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais, Centro de Referência Documental, Laboratório do Observatório de Educação no Campo e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais. 

Já a pós-graduação em Psicologia Forense conta com convênios e parcerias com Varas de família e de infratores, penitenciárias, escolas, delegacias, departamentos de Polícia Civil e Militar e outros locais onde o participante de pesquisa está presente.

Além do que foi dito aqui, os programas também possuem grupos de pesquisa, convênios, parcerias, uma política de internacionalização, entre outras coisas.

Saiba mais sobre a infraestrutura da pós-graduação em Comunicação e LinguagensSaúde da Comunicação HumanaEducação e Psicologia Forense.

De acordo com essas informações, concluímos que a Universidade Tuiuti do Paraná reconhece a importância da infraestrutura e se preocupa em proporcionar o ambiente ideal de pesquisa aos seus alunos. Portanto, os recursos ofertados pela Tuiuti é um diferencial da universidade, porém, mais importante do que isso: é um diferencial na sua pesquisa.

Por isso, a Universidade Tuiuti é a melhor escolha para o desenvolvimento da sua pesquisa.

Como a infraestrutura da Tuiuti ajuda na qualidade do projeto de pesquisa

A Universidade Tuiuti oferece, em infraestrutura, todo o amparo teórico e prático aos pós-graduandos. Ou seja, na Tuiuti sua pesquisa será completa em referências e bibliografia, além de contar com embasamento prático proporcionado pelos laboratórios da universidade.

Os laboratórios possibilitam a prática da teoria. Sendo assim, a pesquisa ganha autoridade com a vivência prática do profissional e pesquisador.

Além disso, os laboratórios, bibliotecas e demais recursos também estão disponíveis aos docentes. Isto é, os docentes também estão em constante desenvolvimento e aprimorando seus conhecimentos e práticas. 

A pesquisa se beneficia desses recursos já na fase de projeto! Afinal, ao elaborar um projeto consciente de todos esses recursos à disposição, o projeto ganha em possibilidades. Ou seja, ao elaborar o projeto, não precisa ter medo de propor algo que será impossível pela falta de infraestrutura.

Requisitos básicos para um projeto de pesquisa vencedor.

Então, concluímos que a infraestrutura é fundamental para uma pesquisa já na fase de elaboração do projeto. Fica claro também que a Universidade Tuiuti possui todos os recursos necessários para o desenvolvimento de uma excelente pesquisa. 

Saiba como elaborar o seu projeto de pesquisa lendo nosso e-book: Elabore seu projeto de pesquisa para mestrado e doutorado em 6 passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *