Profissões na área de Informática: é possível fazer EaD?

Profissões na área de Informática: é possível fazer EaD?

Atualmente, os cursos EaD são a opção de cerca de 40% dos estudantes que entram no ensino superior e a previsão é que essa modalidade ultrapasse a presencial até 2023. Graduações de praticamente todas as áreas estão cada vez mais a distância/cada vez mais próximas/ de um clique. Mas será que isso acontece também com as profissões na área de informática?

Com uma formação extremamente técnica e específica, o setor informático é exigente e requer altos níveis de atenção. Um pequeno detalhe pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Além disso, as disciplinas envolvem muito cálculo e lógica, deixando dúvidas se um método de estudo mais flexível viabiliza o aprendizado.

Se você também quer esclarecer a questão, continue lendo esse artigo para saber se ensino a distância e Informática combinam.

A importância da formação superior na área da Informática

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, existem 50 mil vagas de emprego à espera de profissionais qualificados no setor. Nos próximos anos, a tendência é que a demanda aumente ainda mais: serão quase 300 mil postos de trabalho disponíveis até 2024.

Em uma indústria que cresce a todo vapor e já representa 7% do PIB brasileiro, a formação é fundamental. As empresas procuram incessantemente por profissionais qualificados que consigam dar resposta à demanda de trabalho. Na grande maioria dos casos, frequentar um curso ligado ao setor de tecnologia significa sair da faculdade já com um emprego garantido.

Uma outra grande vantagem de investir no curso superior é a garantia de bons salários. A média remuneratória, mesmo para os profissionais em início de carreira, é uma das mais altas no Brasil e no mundo. Segundo o Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), um analista de suporte computacional trainee ganha, em média, R$ 3.036,84. Para um analista de sistemas, o valor ainda é maior, chegando a R$ 5.586,50.

Dá para fazer um curso de Informática EaD?

Mas vamos à pergunta que não quer calar: é possível ou não? Na verdade, não só é possível como também é uma ótima opção para quem busca uma modalidade de ensino que garanta flexibilidade.

Com o ensino a distância, o estudante tem a capacidade de gerir o seu próprio tempo de estudo sem que isso signifique perder aulas e, consequentemente conteúdos importantes. O material de estudo fica sempre armazenado na plataforma de aprendizagem e o ritmo de avanço nos módulos é definido pelo aluno. Isso significa mais controle, mas também mais responsabilidade.

A maioria das instituições de ensino que contam com a modalidade EaD ofertam graduações no campo informático. A medida responde à demanda do mercado e é um indicativo de que essa combinação funciona de forma bastante eficiente.

Além disso, funciona como um estímulo para quem já está inserido no mercado de trabalho investir na capacitação. A possibilidade de conciliar os horários de uma vida profissional preenchida com uma formação que abrirá mais portas é bastante atraente. Muitos encaram como a forma perfeita de fazer uma segunda graduação e até mesmo mudar de carreira.

Durante o curso, apesar da maior parte do contato entre professor e aluno ser online, não falta acompanhamento. A interatividade é garantida por meio de chat, algumas aulas ao vivo e encontros presenciais previstos para provas e atividades específicas. Por isso, há sempre forma de tirar dúvidas sobre algum assunto.

No caso de conteúdos mais técnicos, como acontece com Informática, o material de estudo é ainda mais claro e explicativo. As videoaulas podem ser vistas quantas vezes for necessário para assimilar a matéria e cada estudante tem o poder de decisão, se é hora de avançar para o próximo módulo ou não.

Além de todas as estratégias para garantir que a graduação seja completa e satisfatória,  EaD possui ainda a mesma validade do ensino presencial. Desde que a universidade esteja autorizada pelo MEC e que o curso seja reconhecido, o diploma emitido tem o mesmo peso, servindo também para a concorrência em concursos públicos.

A informação de que o curso foi feito a distância também não vem discriminada no documento, impedindo a diferenciação e alguma possível desconfiança por parte de recrutadores.

Onde fazer ensino superior a distância em Curitiba

Agora que você já sabe que uma graduação a distância no campo da Informática é viável, pode estar se questionando qual a melhor faculdade para fazer a sua. Uma importante decisão, pois o comprometimento da instituição de ensino impacta diretamente na qualidade do curso oferecido.

Avaliada pelo Ministério da Educação como uma das melhores universidades privadas do estado, a Universidade Tuiuti do Paraná também foca na Informática. A oferta EaD conta com duas graduações de grande interesse para o mercado.

curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais responsáveis por implementar e gerir softwares e hardwares. Além de analistas, podem ser desenvolvedores e programadores, duas das ocupações mais procuradas pelas empresas.

Já Gestão da Tecnologia de Informação envolve a otimização de recursos e processos informáticos, isso inclui gerir dados, sistemas informáticos, mas também pessoas. Há uma carência de gestores de TI capacitados no mercado, o que faz os salários serem ainda mais interessantes.

Os números comprovam que o setor informático promete um grande futuro para quem decidir fazer parte dele. Investir em uma excelente graduação é o primeiro passo para entrar nesse ramo promissor. Você está preparado(a)?