Prevenção em acidentes aeronáuticos é tema de especialização!

Prevenção em acidentes aeronáuticos é tema de especialização!

Segundo auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil cumpre 95,07% das recomendações internacionais de segurança operacional da aviação civil. Com isso, o país se encontra na quinta posição em relação à prevenção em acidentes aeronáuticos.

Para manter os resultados já conquistados e alcançar posições ainda melhores, novas técnicas e profissionais capacitados devem ser requisitados nos próximos anos. E o cenário não é diferente em outros países do mundo.

Por isso, a Pós-graduação em Safety em Aviação é uma excelente opção para quem deseja trabalhar na área, seja em terras brasileiras ou internacionais. Saiba mais sobre essa especialização no post a seguir. Não perca!

O que é Safety em Aviação e qual a sua importância?

Existem alguns termos sempre citados quando o assunto é prevenção em acidentes aeronáuticos. Dois deles são security e safety. Por serem parecidos, podem causar confusão sobre o que significam, mas na verdade é fácil compreender.

Security diz respeito à segurança contra atos ilícitos que podem acontecer dentro e fora dos aviões, como nos aeroportos. Safety, por outro lado, se relaciona com a segurança de vôo. É desse último que estamos falando neste post.

O programa Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA) é responsável por regulamentar diretrizes e recomendações e realizar auditorias em diferentes países com o objetivo de garantir a segurança dos vôos em todo o mundo.

Segurança é uma das questões mais importantes para a aviação. Diferentes nações investem em soluções para tornar os vôos cada vez mais seguros. Por isso, estudar Safety em Aviação é importante para quem deseja trabalhar nesse segmento.

O que se estuda na especialização de Safety em Aviação?

grade curricular do curso de Pós-graduação em Safety em Aviação da Universidade Tuiuti do Paraná é dividida em alguns módulos. São eles CBPAA, CPAA, metodologia, fatores humanos, segurança operacional e aeronavegabilidade. Além disso, também é preciso fazer o trabalho de conclusão de curso para obter o certificado.

Os dois primeiros módulos da especialização tratam da prevenção em acidentes aeronáuticos. O módulo de fatores humanos foca nas pessoas e tem matérias sobre tomada de decisões e gestão de equipes.

O tópico de segurança operacional é composto por disciplinas como Gestão de Crise e Pós Acidente e Segurança Operacional em Áreas Aeroportuárias. O módulo de aeronavegabilidade, por sua vez, trata de assuntos relacionados à capacidade da aeronave navegar com segurança no espaço aéreo.

Como escolher o curso de Safety em Aviação?

Na hora de escolher o curso para trabalhar com prevenção em acidentes aeronáuticos, é preciso estar atento à algumas questões. Conhecer os diferenciais da instituição e se a mesma é certificada, por exemplo, são fatores importantes para tomar essa decisão.

A Pós-graduação em Safety em Aviação da Universidade Tuiuti do Paraná, por exemplo, é homologada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao concluir o curso, o aluno recebe o Certificado de Elemento Credenciado em Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – ECPREV que o habilita a atuar na área.

Nesse post, você descobriu que a prevenção em acidentes aeronáuticos é um assunto que tem ganhado cada vez mais importância em diferentes países de todo o mundo. Fazer uma especialização em Safety em Aviação que esteja alinhada com as diretrizes internacionais e seja certificada por órgãos do setor é fundamental para atuar na área.

Quer saber mais sobre a Pós-Graduação em Safety em Aviação? Clique aqui e tire suas dúvidas!

Nova call to action