Acesse o conteúdo

O que se estuda na faculdade de História?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que se estuda na faculdade de História?

O egresso da faculdade de História (PresencialSemipresencial ou EaD) se dedica a investigação do passado, preservando as memórias por meio da reconstituição e análise de acontecimentos marcantes nas esferas social, cultural e político-econômica.

Quem decide se matricular em uma Licenciatura, como é o curso oferecido pela Tuiuti Paraná, será preparado para se tornar um professor e lecionar essa disciplina para turmas do Ensino Fundamental e Médio. Neste post, nós vamos apresentar as principais disciplinas que fazem parte da grade curricular.

História do Brasil e do mundo, em diferentes épocas 

Alunos do curso de História revisitam várias épocas, que se tornam objetos de estudo em disciplinas específicas. Do Brasil Colônia ao período imperial, passando ainda pela proclamação da República e ao regime ditatorial, que vigorou em nosso país a partir do final da década de 60.

Na Tuiuti, também há uma disciplina que estuda a história do Paraná. Mais novo dentre os territórios da região Sul, foi desmembrado de São Paulo em 1853, embora só tenha se tornado um estado seis anos mais tarde.

Faça o download do ebook de História!

No âmbito global, a história da América Portuguesa, das Américas Independentes, dos Estados Unidos e da África são tema de disciplinas específicas. Finalmente, os professores também abordam tópicos da cultura oriental.

Disciplinas relacionadas à História enquanto ciência

Um segundo grupo de disciplinas da faculdade de História (PresencialSemipresencial ou EaD) está relacionado ao conhecimento da história enquanto ciência. Uma delas é a Teoria da História, que abre espaço para as diferentes formulações e interpretações do conhecimento.

Também neste grupo inclui-se a disciplina que descreve os “Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica”, que detalha o passo a passo para a estruturação de um projeto de pesquisa, fornecendo ao graduando elementos para que ele possa se decidir pelas estratégias mais eficientes para coletar e interpretar dados.

Ao longo dos semestres, também há uma disciplina que trata do conceito de patrimônio cultural, que são todas as tradições, manifestações populares por meio de bens materiais ou imateriais que refletem a identidade e os valores de determinada região.

Veja também:

Disciplinas ligadas às práticas pedagógicas 

Por último, como estamos falando de uma Licenciatura em História, que tem por objetivo a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio, não poderiam faltar as disciplinas que discutem as práticas pedagógicas.

Uma das matérias discute práticas e métodos para o Ensino da História, que apresenta aos graduandos estratégias para despertar o interesse dos seus futuros alunos sobre os fatos históricos, estimulando-os a desenvolver seu pensamento crítico.

Licenciatura em História da Tuiuti também traz uma disciplina voltada para a prática da Educação Inclusiva, ou seja, o futuro professor é preparado para reconhecer e dar suporte a alunos que possuem necessidades educacionais diferenciadas. Nessa mesma linha, destaca-se o ensino de Libras.

Finalmente, o estágio nas diferentes etapas da educação básica é um dos componentes curriculares obrigatórios da faculdade de História. Fora da sala de aula, há uma matéria que trata da gestão da educação básica.

Ficou interessado por seguir essa carreira? Acesse a página da Tuiuti e veja quais são as alternativas para você conquistar sua vaga na faculdade de História. Até a próxima!

Ebook Historia
  • https://platform.twitter.com/widgets/tweet_button.644279d1635fd969e87af94a98bd232b.pt.html#dnt=false&id=twitter-widget-0&lang=pt&original_referer=https%3A%2F%2Fwww.tuiuti.edu.br%2Fblog-tuiuti%2Fo-que-se-estuda-na-faculdade-de-historia&size=m&text=O%20que%20se%20estuda%20na%20faculdade%20de%20Hist%C3%B3ria%3F&time=1673362404248&type=share&url=https%3A%2F%2Fwww.tuiuti.edu.br%2Fblog-tuiuti%2Fo-que-se-estuda-na-faculdade-de-historia
  • Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *