Acesse o conteúdo

O que faz um farmacêutico em sua prática profissional?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que faz um farmacêutico em sua prática profissional?

O que faz um farmacêutico? Muitos têm a imagem de que graduados no curso de Farmácia só podem atuar dentro de drogarias, mas saiba que esse é um grande mito! A realidade é que o campo de atuação desses profissionais é muito vasto e estamos aqui para lhe mostrar isso.

Se você está pensando em começar seu curso superior de Farmáciaesse é o post certo para você! Continue conosco e descubra o que faz um farmacêutico e as possibilidades de atuação da sua futura profissão!

O que faz um farmacêutico?

De acordo com um levantamento feito pelo Ipea, o setor farmacêutico tem uma das taxas mais altas de ocupação da área de saúde. Como aponta a pesquisa, cerca de 94,30% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.  

O setor, que é um dos maiores do mundo, tem atraído muitos brasileiros na hora de começar uma graduação. Afinal, com a alta taxa de empregabilidade, as oportunidades são muitas! 

Mas na prática, o que faz o farmacêutico? Essa é uma pergunta comum para quem se interessa pela área da saúde, mas não conhece muito o dia a dia desses profissionais.  

Perito em medicamentos, o farmacêutico trabalha diretamente com a saúde da população. Entre suas funções, estão: orientar o público, manipular formas, produzir e analisar fármacos e atuar no campo de pesquisa para desenvolvimento de remédios. 

O farmacêutico pode atuar na indústria de alimentos, farmacêutica ou de cosmético. Além disso, também pode trabalhar em clínicas de toxicologia, laboratórios, drogarias, farmácias de manipulação ou em projetos de pesquisa. 

As possibilidades são muitas no mercado de trabalho! E quando dizemos que são muitas, não estamos brincando. Atualmente, o farmacêutico tem cerca de 70 áreas de atuação, todas reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia.

Conheça 5 áreas de atuação do farmacêutico!

Como as possibilidades são muitas, nem sempre é fácil escolher uma especialidade. Por isso, separamos as principais áreas de atuação do farmacêutico. Se você quer começar uma faculdade no Paranápegue papel e caneta e anote essas cinco especializações! 

1. Farmácia clínica

Se você gosta de trabalhar em equipe e lidar constantemente com os pacientes, essa pode ser a área certa! O farmacêutico clínico orienta sobre o uso de medicamentos e prescreve remédios isentos de prescrição médica. Também é sua função revisar medicamentos administrados ao paciente e acompanhá-lo.  

Além disso, o profissional que segue a área da farmácia clínica pode trabalhar diretamente nas análises clínicas. Geralmente, encontramos esses profissionais em farmácias, drogarias, hospitais, ambulatórios e unidades de saúde.

Veja também:

E-book Reserva Financeira

2. Cosmetologia 

Você sabia que o farmacêutico pode atuar na formulação de cosméticos? Se você não conhece a área, vale a pena dar uma atenção. Com o crescimento do setor de cosméticos, essa é uma profissão promissora!

Atuando no ramo da saúde da pele e estética, o farmacêutico de cosmetologista atua em todo processo da formulação de um cosmético, desde a etapa inicial de teste até o controle de qualidade. Entre as funções do farmacêutico cosmetologista estão: desenvolver produtos, elaborar fórmulas, realizar pesquisas e coordenar estudos e elaborar patentes.

3. Farmácia veterinária

Se você ama animais, saiba que a área farmacêutica não se limita ao cuidado com pessoas. Assim como nós, os animais também sofrem com problemas de saúde e precisam de medicamentos.

Nessa área, o farmacêutico pode prescrever os medicamentos para os animais e trabalhar no controle da qualidade desses remédios especializados. Esses profissionais costumam atuar dentro de hospitais veterinários, indústrias de medicamentos veterinários e laboratórios de análises clínicas veterinárias. 

4. Farmacêutico hospitalar

Outra opção dentro das possibilidades da profissão é o farmacêutico hospitalar! Nessa área, o profissional pode atuar dentro de clínicas de saúde e hospitais, sejam públicos ou privados, e auxiliar no tratamento de pacientes com medicamentos. 

Em resumo, o profissional organiza toda farmácia do hospital. Ou seja, o farmacêutico é responsável pelo controle, armazenamento e distribuição de remédios. Além disso, é papel do farmacêutico hospitalar garantir o uso seguro e racional desses medicamentos.  

5. Farmacêutico industrial

Já citamos aqui que o farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas distintas, mas entre todas essas, o setor de farmácia industrial é um dos mais concorridos! Nele, o profissional está diretamente ligado à produção, mas não se engane, a sua atuação não se limita somente à parte de administração! Entre suas responsabilidades, está realizar o controle de qualidade, documentações técnicas e o desenvolvimento de novos produtos. 

Viu que as oportunidades são muitas para quem quer ingressar na área? Portanto, se você gosta de química, física e biologia e está se perguntando como escolher o curso certo, saiba que a graduação de farmácia pode ser a ideal para você! Com um ensino de qualidade e um diploma em mãos, seja qual for a sua área de especialização, você pode ir muito longe na sua futura profissão!

E já que o assunto é a sua graduação, é hora de se preparar para ingressar no ensino superior! Por isso, a dica de hoje é nosso último post sobre: O que fazer para entrar em uma faculdade de qualidade? Acesse agora e aprenda a se organizar de forma prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *