O que é doutorado sanduíche?

O que é doutorado sanduíche?

Você provavelmente já ouviu falar de doutorado sanduíche por aí, mas talvez não saiba exatamente o que é ou como fazê-lo. Vem que a Universidade Tuiuti do Paraná te explica como funciona e ainda dá dicas para desfrutar essa experiência!

O que é um doutorado sanduíche?

O doutorado sanduíche é um programa que permite fazer parte do curso em outra instituição (nacional ou internacional). A duração é variável, mas geralmente o estudante tem de três meses a um ano de intercâmbio.

A opção mais conhecida é o Ciências Sem Fronteiras, programa que oferece regularmente bolsas de estudo para estudantes da graduação e pós-graduação. Você tem direito a alguns benefícios, como auxílio deslocamento e auxílio-instalação.

Se você estuda em uma faculdade particular, procure conhecer os convênios de intercâmbio da instituição. Graças aos acordos de cooperação internacional, eles costumam oferecer possibilidades de estudo muito interessantes em outros países, além daquelas no próprio território nacional.

Requisitos para fazer doutorado no estrangeiro

Os requisitos para fazer doutorado sanduíche são diferentes para cada instituição, mas geralmente exige-se que o aluno:

1. Esteja matriculado em um curso de doutorado no Brasil reconhecido pelas autoridades pertinentes – como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por exemplo.
  2. Conheça o idioma usado na instituição onde pretende estudar. Não adianta muito saber espanhol se você quer estudar na França, entende?
  3. Possuir um projeto de pesquisa que se enquadre nas áreas contempladas pelo programa de intercâmbio.
  4. Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Lembre-se que essas são apenas orientações gerais, para que você tenha uma noção inicial do que pode ser solicitado. Para saber exatamente o que você precisa fazer, quais documentos são necessários ou quais são as condições do programa, contate a instituição de seu interesse.

4 dicas para quem quer fazer doutorado internacional

Agora que você já sabe como funciona melhor um doutorado sanduíche, que tal algumas dicas para aproveitá-lo ao máximo?

• O primeiro passo é conhecer as suas opções. Considere a sua área de pesquisa e as instituições disponíveis. Você pode sonhar em estudar na Inglaterra, mas outro país pode ter mais a oferecer em termos de estudo. Leve isso em consideração antes de tomar uma decisão.
  • O segundo passo é pesquisar a matriz curricular. Isso ajuda a fazer escolhas inteligentes, que realmente vão agregar ao seu conhecimento e beneficiar a sua pesquisa. Além disso, é um ótimo momento para tirar dúvidas com seu orientador e com a faculdade.
  • O terceiro passo é preparar a documentação necessária. Veja qual a papelada exigida por ambas as instituições – a que você estuda e a que você pretende estudar. Afinal, você não quer perder essa oportunidade porque seu passaporte está vencido, não é mesmo?
  • Por fim, o quarto passo é dedicar-se aos estudos. Fazer um doutorado internacional ou até mesmo no Brasil dá a chance de conhecer novos lugares e pessoas. Embora isso também seja uma fonte de aprendizado, tenha em mente os seus objetivos ao viajar.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o no Facebook para que possamos ajudar mais pessoas!
Conheça todos os Programas de Mestrado e Doutorado da TUIUTI.