Acesse o conteúdo

O que é Ciência da Computação?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que é Ciência da Computação?

De acordo com especialistas, existem 460 mil vagas de emprego abertas em Tecnologia da Informação no Brasil, mas faltam profissionais qualificados para preenchê-las. Ciência da Computação é um dos cursos da área que possui mais oportunidades.

Se você tem interesse em ciências exatas e programação, esse curso pode ser a sua opção. Continue lendo este post e descubra o que é Ciência da Computação, quais são as atividades desempenhadas pelos profissionais da área e o que se estuda nessa graduação.

O que é Ciência da Computação?

Ciência da Computação é a área do conhecimento que atua no desenvolvimento de programas para diferentes dispositivos, a exemplo de celulares e computadores. Programação, banco de dados e sistemas operacionais fazem parte do dia a dia de quem se forma na faculdade de Ciência da Computação.

New call-to-action

O que faz o profissional dessa área?

Se você se interessou pelo que acabamos de explicar, além de saber o que é Ciência da Computação, também é importante conhecer quais atividades são desempenhadas pelos profissionais da área.

Análise das necessidades dos usuários, desenvolvimento de softwares e aplicativos, instalação e gerenciamento de bancos de dados, venda de programas, manutenção e suporte aos usuários são algumas das tarefas que podem ser feitas pelo cientista da computação.

Como se tornar um cientista da computação?

Para se tornar um cientista da computação, é imprescindível fazer uma faculdade. Dessa forma, adquire-se os conhecimentos e a comprovação de formação necessários para atuar no mercado. A graduação em Ciência da Computação tem quatro anos de duração e conta com disciplinas práticas e teóricas.

matriz curricular do curso é composta por matérias de matemática e fundamentos de computação. Alguns exemplos são Cálculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Lógica Matemática, Estruturas de Dados e Algoritmos, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Programação Avançada e Engenharia de Software.

Veja também:

Também são oferecidas disciplinas de gestão e empreendedorismo, cada vez mais importantes para as tomadas de decisões estratégicas nas empresas.

Além de conhecer a grade de Ciência da Computação, também é importante escolher uma faculdade que esteja alinhada com os avanços tecnológicos e ofereça matérias sobre tendências do futuro. É o que acontece na Universidade Tuiuti do Paraná.

A Tuiuti é uma das melhores faculdades de Ciência da Computação do país. Ao longo do curso, são oferecidos conteúdos sobre Inteligência Artificial e Robótica em disciplinas teóricas e em Projetos Interdisciplinares. Essas são duas grandes tendências da área de Tecnologia da Informação.

Além disso, a faculdade tem uma equipe de professores bem estrutura e com experiência no mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos podem compreender o que é Ciência da Computação de forma abrangente, aliando teoria e prática ao longo da graduação.

Como você pode ver, a área de Ciência da Computação está entre aquelas com mais oportunidades de emprego. Neste post, você descobriu o que é Ciência da Computação, o que o profissional da área faz e as disciplinas que são estudadas durante a graduação. Fazer faculdade de Ciência da Computação é o caminho para se tornar um profissional preparado para o mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre Ciência da Computação? Então baixe o e-book do curso e tire todas as suas dúvidas!

UTP Ebook Ciência da Computação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *