Acesse o conteúdo

O que é Biomedicina? Entenda essa carreira

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que é Biomedicina? Entenda essa carreira

O curso de Biomedicina é relativamente novo, mas já possui um amplo campo de trabalho. São quase dez áreas básicas que reúnem inúmeras competências profissionais, permitindo ao formado seguir carreira como pesquisador científico, na área docente, em bioindústrias, em análises clínicas, dentre muitos outros segmentos.

Com tantas possibilidades, faculdades de Biomedicina em Curitiba chamam a atenção de estudantes que possuem afinidade com as Ciências Biológicas e da Saúde. Muitos deles, no entanto, ainda não entendem o que é a Biomedicina e o que se faz nessa profissão.

Está na hora de entender o que é Biomedicina e conferir se essa área tem a ver com você!

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é a área da saúde que utiliza conhecimentos da Biologia e da Medicina para investigar doenças que possam afetar organismos vivos. É, portanto, responsável por estudar microorganismos que afetam a saúde e o meio ambiente, e por aplicar todos esses conhecimentos na produção de vacinas e na análise de materiais biológicos, por exemplo.

Curso de Biomedicina

Um breve histórico da Biomedicina

O primeiro curso de Biomedicina no Brasil surgiu para satisfazer a uma demanda de conhecimento básico especializado nas faculdades de Medicina.

Estudantes sentiam falta de profissionais capacitados para lecionar disciplinas como Microbiologia e Fisiologia, além de haver uma lacuna de professores que conduzissem projetos de pesquisa em Biologia Médica.

Assim, criou-se cursos inicialmente chamados de Ciências Biológicas Modalidade Médica, posteriormente denominados de Biomedicina. Inicialmente formando profissionais para trabalhar na área acadêmica, o curso se expandiu e hoje atende demandas do mercado de trabalho em análises clínicas, estética, imagenologia, análise ambiental, biotecnologia, dentre outros ramos.

O que se estuda nas melhores faculdades de Biomedicina?

Além do que é Biomedicina, o futuro estudante também deve entender o que estuda a Biomedicina.

A grade curricular do curso contempla conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, Morfológicas e Fisiológicas, os relativos à saúde e ao meio ambiente e aqueles complementares, responsáveis por ensinar o estudante a como conduzir um negócio (a exemplo da disciplina  Controle de Qualidade e Gestão Laboratorial).

Veja também:

No primeiro grupo de disciplinas, são exemplos as matérias de Anatomia Humana, Biologia Celular, Fisiologia Humana, Biofísica, Microbiologia e Parasitologia.

Paralelo a esse conhecimento básico, que acompanha o estudante até o quarto período, Biomedicina também estuda as matérias relacionadas à prática profissional, como a de Imaginologia, Bioquímica Clínica, Hematologia e Banco de Sangue.

O que faz um biomédico?

As melhores faculdades de Biomedicina preparam o aluno para atuar em algumas dessas áreas:

  • análises clínicas: o biomédico nessa área pode ser o responsável técnico pelo laboratório ou realizar as análises clínicas;
  • banco de sangue: realizar atividades de processamento de sangue, exames que antecedem a transfusão e sorologia (estudo do soro sanguíneo);
  • análises ambientais: nessa área, o biomédico presta consultorias, faz análises microbiológicas e físico-químicas.
  • análises bromatológicas: faz testes em alimentos, quanto às suas características físico-químicas;
  • DNA: interpreta resultados de análises moleculares, emite laudos e pareceres;
  • citologia: faz a análise de células da pele em processo de descamação;
  • bioindústrias: produz soros, vacinas e materiais para utilização em laboratórios de análises clínicas;
  • imagenologia: realiza exames de imagem, exceto interpretação de laudos.

O amplo campo de atuação e os sólidos conhecimentos em Biologia Médica tornam o biomédico um dos profissionais da saúde indispensáveis nos dias de hoje!

Com essas informações, você já sabe o que é a Biomedicina e o que se faz na profissão! Para ampliar os conhecimentos, recomendamos a leitura do e-book que preparamos com tudo sobre a faculdade e mercado de trabalho em Biomedicina, confira!

UTP Ebook Biomedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *