Acesse o conteúdo

Na dúvida entre Biologia e Medicina? Vá de Biomedicina!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Na dúvida entre Biologia e Medicina? Vá de Biomedicina!

No período que antecede ao vestibular, é natural que os estudantes passem por um dilema: qual carreira escolher? Não raramente, ele se vê dividido entre duas alternativas, da mesma área de conhecimento.

Há, por exemplo, quem queira transformar o fascínio pela vida em profissão: seja cuidando do processo de reabilitação de pacientes ou conhecendo as características dos mais diversos seres que compõem o meio ambiente.

Para quem está em dúvida entre Biologia e Medicina, nós trazemos uma boa notícia: talvez você não precise se decidir! Apresentamos, neste post, o curso de Biomedicina.

Afinal de contas, o que faz um biomédico?

O biomédico é responsável por investigar os microorganismos que afetam a saúde humana. As pesquisas realizadas por este profissional contribuem para identificar quais são as substâncias mais eficazes no tratamento das doenças.  

Sua atuação está diretamente relacionada com a evolução dos recursos tecnológicos e sua aplicabilidade na área de saúde. Cabe a ele a responsabilidade pelas análises das amostras coletadas durante exames clínicos, para, posteriormente, emitir os laudos.

Por essa razão, a sua presença é bastante comum nos laboratórios, que, aliás, são os principais empregadores. Mesmo assim, seu campo de trabalho é mais amplo: conforme informa o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), ele pode atuar em cerca de 35 habilitações.

Como outros campos de trabalho, citam-se a pesquisa em bioderivados, tais como vacinas, soros e reagentes. Há ainda a possibilidade de participar de investigações criminalísticas, no campo da estética, e no controle da qualidade de insumos biológicos, entre outras especializações.

Curso de Biomedicina

Qual o perfil profissional?

Como é bastante comum na área de saúde, o biomédico deve ter a sensibilidade necessária para atuar em equipes multidisciplinares. É necessário, portanto, que ele mantenha um bom relacionamento com os seus colegas e também esteja preparado para executar seu trabalho em situações de extrema pressão.

Outra habilidade que deve se sobressair é o interesse pela aquisição de novos conhecimentos. A participação em feiras, congressos e simpósios, bem como a leitura de publicações científicas, permite que o profissional acompanhe e se integre aos avanços da ciência.

Como a tecnologia evolui de maneira frenética, é imprescindível que este bacharel esteja adequadamente preparado para se adequar aos padrões de qualidade, que são elevados sempre que novos recursos são incorporados aos processos do cotidiano.

Veja também:

E os diferenciais do curso?

Ao longo da graduação, o profissional é preparado para atuar eticamente nas mais diversas instâncias de saúde. Ainda durante o curso, o estudante tem a oportunidade de experimentar situações que se tornarão corriqueiras em sua jornada profissional.

Na Universidade Tuiuti do Paraná, o grande destaque vai para o Laboratório Escola de Análises Clínicas. Equipado com tecnologia de ponta, este é o espaço onde se realizam as atividades práticas, sempre sob a supervisão do corpo docente, composto integralmente por mestres e doutores.

Entendeu porque a carreira em Biomedicina é a opção ideal para quem se interessa por Biologia e Medicina? Compartilhe esse post em suas redes sociais para ajudar outros estudantes com a mesma dúvida!

Aproveite e faça o download do ebook do curso de Biomedicina e descubra mais sobre esta graduação.

UTP Ebook Biomedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *