Mestrado em Cinema: conheça todas as vertentes desta formação

Mestrado em Cinema: conheça todas as vertentes desta formação

Para quem é da área da Comunicação e está pensando em fazer um mestrado, uma boa opção é o Mestrado em Comunicação e Linguagem. A formação estuda os processos comunicacionais e está dividida em duas linhas.

Na primeira linha, de Estudos de Cinema e Audiovisual, além de estudar a sétima arte, a pós-graduação também estuda outros meios audiovisuais e suas narrativas, destacando seus temas e processo produtivo. Os estudos acontecem tanto nos métodos tradicionais ou experimentais, sendo ficção ou documentário.

Na segunda, Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais, são investiga as evoluções históricas, tecnológicas e socioculturais e, ao analisar e criticar as esferas fílmicas, propõe uma teoria para suas conclusões. O curso também pode assumir uma postura na sociedade que promove o conhecimento para estudos de outros produtos da mídia e as pesquisas tem uma conexão com temas atuais que são inseridos dentro da tecnologia.

A linha de pesquisa

O mestrado em Cinema Tuituti está dentro de uma das linhas de pesquisa do Mestrado de Comunicação e Linguagens, chamado de Estudos de Cinema e Audiovisual. No sentido histórico, os estudos desfilam pela arte, entretenimento, mise-en-scène, factualidade, cinema hoje, entre outros. Na parte teórica, os estudos fazem críticas às propostas destinadas aos pesquisadores.

Na disciplina Estética do Cinema, a comparação entre ficção e não-ficção considera os aspectos estéticos, estilísticos, autorais e faz reflexões sobre os contextos socioculturais. Em Novas Mídias, acontece a interação entre as novas mídias na narrativa do cinema e as interfaces do cinema com as novas tecnologias, como games inseridos na cultura cinematográficas.

Cinema, televisão e outros gêneros audiovisuais

O futuro é representado nos filmes contemporâneos e baseia-se na edição digital, montagens, remix e efeitos visuais. Cinema e televisão é outra área estudada por essa linha de pesquisa e propõe a teoria para a análise da produção na mídia e em vários gêneros audiovisuais como os novos documentários, as comédias da representação do real, as paródias sobre telejornais etc.

Nestes estudos, a produção audiovisual pode ser focada na representação do real, onde encontramos transformações do que é fato e ficção. Neste universo midiático, todos estes produtos tão heterogêneos conformam um rico espaço de manifestações.

Nota atribuída pela Capes

O programa de mestrado de Comunicação e Linguagens da Tuiuti, assim como o doutorado, está inserido em apenas uma área de concentração, a de Processos Comunicacionais, e compreende ações simbólicas compartilhadas socialmente. No caso em questão, a linha de pesquisa contempla estudos na área de cinema e audiovisual.

A nota 4 atribuída pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) classifica a Universidade Tuiuti como uma das melhores para realizar pesquisas na área de Comunicação e Linguagens, isso não somente entre os cursos de mestrado em Cinema e Curitiba, mas em todo Brasil. Basta ter como princípio que a maior nota concedida pela Capes para as universidades é 5.

Atender à demanda de formação de docentes e pesquisadores e aprimorar a qualificação de ensino e a formação de profissionais de Comunicação é um dos objetivos do curso do mestrado em Cinema Tuiuti. Mas contribuir para a promoção do desenvolvimento da pós-graduação e da produção científica na área de Comunicação e, consequentemente nos  de mestrado em Cinema em Curitiba, cursos talvez seja o maior deles!

Gostou do curso de Mestrado em Cinema? Então compartilhe com seus amigos!

Nova call-to-action