Humanas ou exatas: qual área escolher na graduação?

Humanas ou exatas: qual área escolher na graduação?

Conforme o vestibular se aproxima, aumenta a dúvida na hora de escolher um curso de graduação: Humanas ou Exatas? Confira neste post a diferença entre as duas áreas, quais são os cursos de cada uma e como optar por uma carreira!

Diferença entre Humanas e Exatas nos cursos de graduação

Como o próprio nome indica, as Ciências Humanas têm o ser humano como objeto de estudo. Cada curso de graduação se dedica a compreender como o indivíduo se comporta em relação a algo.

Em Sociologia, por exemplo, estuda-se como o homem se comporta em sociedade e quais as consequências dessas interações. Em História, por outro lado, pode-se investigar como usamos nosso passado para entender o presente e antecipar acontecimentos.

Já nas Ciências Exatas, o objeto de estudo varia entre os cursos de graduação. Eles valem-se de várias áreas do conhecimento para abordar os seus problemas e encontrar uma solução para eles.

Sem o conhecimento matemático, por exemplo, seria impossível para a Química realizar reações seguras em grande escala. Por sua vez, sem o conhecimento químico, a Biologia tampouco compreenderia uma série de fenômenos.

Cursos de graduação: o que é de Humanas e o que é de Exatas?

Quando falamos de Ciências Humanas ou Ciências Exatas, pensamos imediatamente em alguns cursos de graduação, como História e Engenharia, por exemplo.

No entanto, há carreiras que nem imaginamos que façam parte de uma dessas grandes áreas do conhecimento. Vejamos os principais cursos de graduação de cada área:

Cursos de Humanas

• Astronomia
  • Nanotecnologia
  • Farmácia

Como escolher seu curso de graduação

Antes de escolher qual curso de graduação é melhor para você, considere o perfil do estudante de Humanas e de Exatas. Não estamos falando de como você se veste ou se comporta, mas daquilo que te interessa como estudo e das habilidades que você precisa para isso.

O estudante de Humanas precisa gostar de ler, debater ideias e dominar a linguagem (escrita e falada). É recomendado para quem gosta de pesquisa e tem interesse em desenvolver o senso crítico.

O estudante de Exatas precisa ter facilidade com cálculos e interpretação de dados. É recomendado para quem tem necessidade de resultados concretos e conhecimentos menos abstratos.

O perfil do estudante de Humanas ou Exatas não é algo imutável e pode, inclusive, ser muito diferente dentro dos cursos de graduação. Na hora de escolher a área a qual você vai se dedicar, lembre-se de que grande parte daquilo que você precisa saber será ensinado.

Basta força de vontade e dedicação para alcançar seu sonho!

Cursos de graduação oferecidos pela Universidade Tuiuti do Paraná

Na Universidade Tuiuti do Paraná, você pode escolher o seu curso de graduação na área que quiser — Humanas, Exatas e até Biológicas. As carreiras são divididas em três modalidades: Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.