Acesse o conteúdo

Graduação: concordar com os pais ou escolher o curso dos sonhos

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Graduação: concordar com os pais ou escolher o curso dos sonhos

Quando chega o momento de prestar vestibular, sempre surge o assunto de que curso de graduação você vai fazer. Você dispara um “Jornalismo” enquanto seu pai fala “Medicina” e sua mãe “Letras”. E agora?

Esse é um dilema de muitos estudantes brasileiros. Segundo pesquisa do HSBC, 83% dos pais querem que seus filhos façam cursos tradicionais na faculdade, mas isso nem sempre é o desejo do estudante. Outros desdenham da capacidade dos filhos e aconselham a tentarem cursos menos concorridos, para garantir a entrada na faculdade de qualquer maneira.

curso de graduação ideal para você

Se você está nesse dilema com seus pais, não se assuste. Tem muito mais pessoas passando pela mesma situação. Veja agora o que fazer:

Tenha uma boa conversa com seus pais

O vestibular é um dos marcos da vida adulta. É a sua primeira grande decisão na vida, e não pode ser tirada por ninguém. Visando evitar conflitos, tente conversar com seus pais para explicar suas motivações para escolher determinada carreira, mesmo que eles não a aprovem.

A participação deles é fundamental no processo, contudo, quem vai passar quatro, cinco anos na faculdade é você. Quem terá que fazer estágios, trabalhos, TCC e ingressar no mercado de trabalho também é você. Mostre o quão importante será fazer um curso de graduação que você realmente goste.

Ainda tem dúvida sobre o vestibular? Veja 5 coisas pra fazer antes da inscrição no Vestibular.

Muna-se de argumentos

Quem tem pais que gostam de argumentar, tem que se preparar da mesma forma. Digamos que o seu desejo seja fazer uma graduação em Gastronomia, uma área completamente nova e que pode gerar insegurança por parte dos pais.

Informe-se a respeito do curso, do mercado de trabalho, da remuneração dos profissionais do setor. Tome exemplos de profissionais de sucesso que se desafiaram a ingressar em uma área inovadora e se deram bem.

Mostrando aos seus pais as possibilidades que a carreira que você quer seguir traz, fica mais fácil fazê-los compreender que mercado existe, desde que você seja um bom profissional e estude em uma instituição de qualidade.

Veja também:

Considere a independência financeira

Caso o diálogo e os argumentos tenham sido em vão e você não queira ceder à pressão, talvez seja hora de pensar na sua independência financeira. O fato de os pais pagarem pela faculdade se torna, muitas vezes, o motivo pelo qual o filho acaba fazendo uma graduação que não lhe agrada.

Durante o Ensino Médio você pode procurar por programas de menor aprendiz, para ir guardando dinheiro. Quando completar 18 anos, batalhar um emprego para pagar a faculdade demonstra que você realmente está lutando pelo seu sonho. Pode ser que nessa hora seus pais se convençam de que você está mesmo determinado a fazer a graduação dos seus sonhos.

Mantenha-se firme em seu propósito

Alta empregabilidade, remuneração acima da média e status social nem sempre trazem felicidade. Assim como o simples prazer de passar num vestibular menos concorrido do que o que você tinha em mente não gera benefício algum.

Se algo der errado na sua jornada, saiba que nada é para sempre. Se não passar no vestibular agora, é só tentar de novo. Caso não tenha sabido convencer seus pais e tenha passado num curso que não é a graduação dos seus sonhos, experimente.

Às vezes descobrimos novas áreas de interesse, nos apaixonamos por cursos que nunca imaginamos fazer. E se no final da primeira graduação ainda estiver convencido de que quer fazer outra coisa, parta para a segunda tentativa. Vestibular não tem limite de idade!

Conheça os cursos de graduação da Universidade Tuiuti 

Gostou deste post? Que tal compartilhar com seus amigos?

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *