Faculdade de Pedagogia, você sabe o que é?

Faculdade de Pedagogia, você sabe o que é?

Definir qual caminho acadêmico percorrer costuma gerar muitas dúvidas aos estudantes. Mais do que escolher um curso, é possuir afinidade com as disciplinas ministradas, além da vontade de se qualificar naquela área. Hoje, vamos falar sobre a Faculdade de Pedagogia e as oportunidades da profissão.

Continue acompanhando o post para saber mais!

O que é Pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que trabalha com a educação enquanto processo de ensino e aprendizagem, buscando, principalmente, o seu aprimoramento.

O campo de estudo está diretamente relacionado a aspectos sociais, que se direcionam às diretrizes educacionais presentes em escolas, universidades, dentre outras instituições de ensino.

A licenciatura em Pedagogia (Semipresencial ou EaD) busca aprimorar o processo educacional utilizando a produção de conhecimento, além de metodologias que contribuem com uma sociedade mais apta para o aprendizado.

Para quem a Faculdade de Pedagogia é indicada?

Se você possui interesse em trabalhar com a educação, a Faculdade de Pedagogia deve ser cotada como opção de curso. Isso porque a graduação direciona o profissional em alguns trajetos.

O primeiro deles é o magistério, que permite que o aluno formado dê aulas para turmas de educação infantil, ou nas primeiras classes do ensino fundamental.

O segundo trajeto da Pedagogia é no campo administrativo. Por esta vertente, o graduado poderá exercer o cargo de direção em instituições de ensino, além de trabalhar na coordenação de projetos pedagógicos juntamente com alunos e professores.

O profissional também pode atuar com a educação especial, utilizando-se de recursos pedagógicos para promover mais aprendizado a alunos com necessidades específicas, auxiliando-os a interagirem melhor com outros estudantes.

A psicopedagogia é outra vertente dessa área que permite que o profissional trabalhe com processos de ensino com crianças, adolescentes e adultos. Dessa forma, por meio de análises comportamentais, são identificadas as dificuldades no aprendizado e as soluções para supri-las.