É possível conciliar graduação e trabalho?

É possível conciliar graduação e trabalho?

Por diversas razões, uma grande parcela de estudantes não têm a chance de se dedicar apenas aos estudos durante a faculdade. Para conseguir arcar com todos os custos, muitos deles se deparam com a necessidade de enfrentar uma dupla jornada.

Mas, ao contrário do que possa parecer, conciliar graduação e trabalho não é uma missão impossível. Como você irá constatar nesse post, tudo depende da maneira como você se organiza.

Fique atento às nossas dicas para descobrir as melhores estratégias para vencer este desafio!

Mantenha o foco

Esta talvez seja a regra de ouro. Se você está no trabalho, é importante que, durante o expediente, você se dedique exclusivamente às suas atividades profissionais.

A mesma recomendação é válida para a sala de aula. Mesmo nos dias mais complicados, “misturar as estações” nunca é uma boa estratégia: mantenha sempre o foco naquilo que está fazendo no momento.

Se, ainda sim, caso precise estudar durante o dia, faça isso enquanto estiver a caminho da empresa ou reserve alguns minutos de seu horário de almoço. Em contrapartida, não leve trabalho para ser feito em casa, no horário em que você deveria estar revisando os conteúdos da universidade.

Estabeleça metas

De uma maneira geral, as pessoas conseguem avaliar melhor sua produtividade a partir do momento em que são obrigadas a cumprir metas diárias. Estabeleça objetivos diários – que sejam possíveis de ser atingidos. Nada de bancar o super-herói, ou você pode se frustrar e acreditar que não é possível.

Nesse contexto, determine, por exemplo, quantos relatórios você pretende redigir naquele dia e quais as disciplinas pretende estudar. Cronometre quanto tempo leva para finalizar cada tarefa.