Acesse o conteúdo

Diga X: uma breve história da fotografia

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Diga X: uma breve história da fotografia

Com o surgimento dos celulares com câmeras digitais, a fotografia passou a ser parte integrante do dia a dia da maioria das pessoas. O Instagram, por exemplo, já é a segunda rede social com mais usuários no mundo!

Mas, para muito além de um hobby, essa também é uma carreira promissora e com uma história bastante rica.

Se você tem verdadeiro amor pela Fotografia e sonha em se tornar um fotógrafo famoso, continue acompanhando o nosso post e descubra mais sobre a carreira e a história da Fotografia!

História da Fotografia: como tudo começou

Chamamos de Fotografia as técnicas de captação, criação ou registro de imagens feitas mediante exposição luminosa em superfície sensível.

A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.

Já a primeira câmera fotográfica surgiu em 1839, também criada por um francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Mas foi apenas por volta de 1888 que a nova arte ganhou popularidade, com o surgimento da marca Kodak — que atua no ramo da fotografia até os dias atuais.

A Kodak foi criada pelo inventor do filme fotográfico, George Estman, que revolucionou a fotografia ao desenvolver uma máquina que podia ser transportada.

E-book - Tecnologia em fotografia

A marca também foi a responsável por introduzir no mercado o primeiro filme fotográfico colorido, em 1935.

Na segunda metade do século XX, surgiram as máquinas fotográficas portáteis, comercializadas para amadores, como é o caso da revolucionária Polaroid, na década de 60.

A fotografia nos dias de hoje

Na virada do século XXI, com o advento da tecnologia digital, o universo da fotografia sofreu transformações significativas.

As máquinas fotográficas analógicas cederam espaço para as inovações digitais, que causaram uma verdadeira revolução na Fotografia — desde a forma de registro até a veiculação e tratamento das imagens.

As inovações proporcionaram o surgimento de equipamentos cada vez mais sofisticados, com mais recursos, simplicidade de uso e muito mais qualidade na captação das imagens.

Veja também:

Hoje em dia, é possível fazer registros fotográficos de altíssimo nível com equipamentos acessíveis ou até mesmo com a câmera do celular, até por quem nunca fez um curso de Fotografia.

Profissão fotógrafo

O grande diferencial entre os amadores e os profissionais da Fotografia é o domínio das técnicas que envolvem essa arte.

Para ter domínio sobre luz e sombra, posicionamento e a exploração dos vários tipos de ferramentas e equipamentos, é preciso buscar um curso de Fotografia para se tornar um especialista na área.

Vale lembrar também que a profissão de fotógrafo vai além do registro. As habilidades que envolvem a edição das imagens também são essenciais para o bom profissional.

Na área da Fotografia, há espaço tanto para quem deseja atuar comercialmente, com registro de modelos, produtos ou eventos, quanto para quem quer desenvolver seu próprio trabalho criativo e artístico.

Os registros jornalísticos também são bastante promissores para fotógrafos profissionais e podem abrir as portas para uma carreira de sucesso na Fotografia.

No Brasil, há vários fotógrafos famosos e que conquistaram prestígio mundial na arte e no fotojornalismo, como Sebastião Salgado Gervásio Baptista.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o surgimento dessa arte, é só juntar a técnica ao seu amor pela Fotografia e embarcar nessa carreira!

E então, curtiu o nosso conteúdo de hoje? Então aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!

UTP Ebook Ciência da Computação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *