Descubra como montar um plano de carreia eficiente

Descubra como montar um plano de carreia eficiente

Todos já sabemos da importância do plano de carreira para a vida profissional. Afinal, para conquistar aquele alto cargo tão sonhado, ganhar reconhecimento no mercado ou mudar de profissão, é fundamental ter horizontes claros quanto ao que é necessário ser feito. Entretanto, falar sobre como fazer um plano de carreira é mais fácil do que colocá-lo em prática.

Desse modo, elaboramos este conteúdo com algumas dicas para lhe orientar sobre esse processo. Continue acompanhando e confira a seguir o que preparamos para você!

Descubra seus objetivos profissionais

Antes de tudo, você precisa identificar quais são seus maiores objetivos de carreira em curto, médio e longo prazo. Pare um instante para analisar sua trajetória até então: verifique se está satisfeito com que realizou até o momento, se deseja modificar algo, e questione-se como pretende estar daqui a três meses, seis meses ou um ano. Tais informações são a chave para a elaboração de um bom plano de carreira.

Mapeie as habilidades que devem ser adquiridas

Após entender o que pretende alcançar em sua vida profissional, o próximo passo é descobrir quais habilidades e conhecimentos precisa adquirir para conquistar os objetivos. Procure obter os pré-requisitos que não possui, pois o desenvolvimento de novas habilidades lhe ajudarão tanto em suas tarefas futuras, como em seu crescimento no ramo em que já atua.

Analise as competências necessárias

Além dos conhecimentos técnicos da profissão, algumas características pessoais também ajudam bastante na hora de alcançar suas metas mais rapidamente. Entre elas, vale destacar as que são mais valorizadas no mercado, como a capacidade de se adaptar e inovar, a facilidade para analisar tendências, saber se relacionar bem com colegas e clientes e conseguir gerir projetos sem dificuldades.