Desanimou com a pós-graduação? Saiba o que pode estar acontecendo!

Desanimou com a pós-graduação? Saiba o que pode estar acontecendo!

A empolgação já não é mais a mesma. A expectativa contagiante do processo seletivo e do início do curso se esvaiu. Fazer as atividades acadêmicas já não lhe dá mais tanto prazer.

O desânimo com a pós-graduação é uma situação muito comum, especialmente na modalidade stricto sensu. Mas, por que um compromisso que outrora foi motivo de entusiasmo se transforma em vontade de jogar tudo para o alto?

Nesse post, nós apontamos algumas das causas que podem levar a esse comportamento. Abandonar a pós-graduação é uma medida extrema, que só deve ser tomada quando todas as outras alternativas forem esgotadas.

Má gestão do tempo

A matrícula em uma pós-graduação requer comprometimento: ao longo do curso, o estudante se vê às voltas com o universo da pesquisa, provas e outras maneiras de avaliação do desempenho acadêmico.

Todavia, é comum que as pessoas tenham uma rotina atribulada, desempenhando várias atividades simultaneamente. Por essa razão, é essencial apostar em estratégias para que você consiga organizar seu tempo de maneira eficiente.

Caso não haja esse cuidado, os vários compromissos – na universidade, no trabalho e em casa –   a situação pode fugir do seu controle, fazendo com que a prorrogação de prazos se torne uma prática frequente.

Elevado nível de exigência

Também vale a menção ao alto nível de exigência dos cursos. Ao se matricular, o candidato deve se dispor a buscar a perfeição, adequando-se a complexidade dos procedimentos.

Quando você opta pelo modelo stricto sensu, por exemplo, é seu dever se dedicar amplamente a realização de sua pesquisa, acostumando-se a trabalhar em ambientes de extrema pressão.

Muitas leituras, participação em eventos científicos, sem falar, é claro, na relação, nem sempre amistosa, com o seu orientador.