Curso de Tecnologia da Informação: as perspectiva do mercado

Curso de Tecnologia da Informação: as perspectiva do mercado

Em tempos de crise e incertezas, muitos setores sofrem com a instabilidade e as quebras nos seus volumes de negócios. No entanto, na contramão desta tendência nada positiva, o mercado de TI segue fortalecido e com perspectivas promissoras para o futuro.

Segundo o estudo divulgado em 2019 pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking mundial de investimentos em TI. Só em 2018, foram US$ 47 milhões de dólares e a expectativa é que esse valor seja superado nos próximos anos.

São excelentes notícias para aqueles que apostam em um curso de Tecnologia da Informação. Afinal, buscar qualificação é o primeiro passo para entrar em um ramo que oferece tantas possibilidades. A graduação irá certamente garantir uma entrada mais rápida no mercado e acesso às melhores oportunidades.

Dentre as opções da área, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação é um dos que mais tem destaque, pois atua diretamente na produtividade das empresas. Além disso, os egressos podem trabalhar tanto em companhias de tecnologia como em diversos outros setores.

Confira abaixo qual o panorama do setor, que tipos de vagas estão disponíveis para quem aposta nesse curso e o que esperar em termos de remuneração.

Possibilidades de carreira na área

Anualmente, a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) divulga um relatório setorial com os números relativos ao setor de TI. Os dados mais recentes, anunciados em abril de 2020, mostraram que a área emprega mais de 1,56 milhões de profissionais.

Só no ano anterior, foram gerados 42.300 novos postos de trabalho. Mas o potencial é ainda maior. Neste momento, ainda existem mais vagas do que profissionais disponíveis e um dos motivos para essa disparidade é a falta de qualificação.

O Paraná faz parte do grupo de estados que concentram o maior número de ofertas de emprego e profissionais empregados na área. O mercado de Tecnologia de Informação em Curitiba é bastante promissor e, de acordo com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), a cidade é uma das que mais conta com oportunidades.

Para enfrentar esse universo de possibilidades, o primeiro passo é buscar uma formação superior. No caso específico de Gestão da Tecnologia da Informação, a frequência acadêmica é essencial para conseguir destaque junto aos potenciais empregadores. É o curso que abre as portas para uma área que está ávida novos representantes.

O profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação são solicitados tanto no setor público como no privado, sempre focados em toda a dinâmica que envolva os recursos tecnológicos da empresa ou órgão. O seu objetivo é, através dessas ferramentas, posicionar melhor a companhia no mercado e torná-la mais produtiva.

Ele pode fazer isso assumindo diferentes frentes e cargos, no entanto, a essência daquilo que faz permanecerá a mesma. Além da atuação como gestor de TI, posições como gerente de projetos, gerente de segurança da informação e assistente de qualidade são algumas das mais comuns.

Gestão da Tecnologia da Informação EaD

Salário médio do gestor da Tecnologia da Informação

Além de todos os fatos positivos já citados sobre a área de TI, ainda há outra informação interessante e atrativa sobre o setor: os salários costumam ser superiores aos praticados habitualmente em outros segmentos.

Ainda segundo o relatório da Brasscom já citado, a remuneração média para quem trabalha com softwares e serviços de TI é 2,6 vezes superior ao salário médio nacional. O mesmo documento mostra que, no intervalo de 1 ano, esses valores sofreram uma variação positiva entre os 4,1% e os 10,7%.

Esse é o cenário geral do setor. No caso da Gestão de Tecnologia da Informação, as faixas salariais variam de acordo com a posição assumida. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), um gerente de projetos TI, por exemplo, ganha, em média, R$ 9.752 para uma carga horária de 41 horas semanais.

As funções ligadas à segurança digital estão entre as mais visadas pelo mercado. O aceso debate em relação à Lei da Proteção de Dados e as estratégias cada vez mais rebuscadas do roubo desse tipo de informação exigem que o gestor de TI se especialize ainda mais.

O salário de um disputado analista de segurança da informação pode ir de R$ 6.054,83 a R$ 11.316,31. Enquanto isso, um gerente de segurança da informação pode receber até R$ 13.283,91.

Se depois de ler esse artigo, você está considerando entrar de cabeça nessa área, saiba que o início da jornada passa pelo compromisso com os estudos. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação da EaD Tuiuti tem tudo o que é preciso para que o início dessa trajetória seja o melhor possível

Caso ainda tenha dúvidas sobre o curso, não falta material para esclarecê-las. No nosso e-book sobre a graduação, estão reunidas todas as informações que você precisa para constatar que essa é, de fato, a sua futura carreira.

Quero conhecer o curso de TI da Tuiuti!