Acesse o conteúdo

Conheça agora as 6 dicas para driblar a crise do emprego

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça agora as 6 dicas para driblar a crise do emprego

Em um momento de crise econômica, como a causada pelo isolamento social por conta do Covid-19, o número de vagas de emprego diminuem e a quantidade de pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho aumentam. Ou seja, começa um período de crise do emprego e o mercado torna-se ainda mais competitivo.

Sendo assim, conheça agora as 6 dicas para driblar a crise e conquistar uma boa oportunidade de emprego mesmo em um mercado de trabalho saturado.

1. Aposte no ensino superior

Se o ensino de nível superior já é importante e aumenta as chances de empregabilidade em situações econômicas positivas, você pode imaginar como a graduação faz diferença em um cenário de crise? Afinal, em um mercado de trabalho saturado é fundamental ser um profissional competitivo e o curso superior é um grande diferencial no currículo.

Além de garantir uma vantagem competitiva ao profissional, o ensino superior possibilita uma maior variedade e quantidade de vagas de emprego. Isso porque algumas vagas só podem ser preenchidas por profissionais qualificados por meio de uma graduação.

Outra vantagem do ensino de nível superior — tanto em um momento de crise quanto fora dela — é a oportunidade de receber salários maiores. Dessa forma, com um salário mais alto, é possível ter mais segurança em tempos de incertezas.

Portanto, apostar no ensino superior é a dica de ouro!

2. Conheça as diferentes modalidades de ensino

Atualmente, a tecnologia permite diferentes modalidades de ensino, sendo possível conquistar um diploma com a educação a distância ou curso presencial. Sendo assim, uma maneira de driblar a crise do emprego é saber qual a modalidade é ideal para você e assim, conquistar um diploma de nível superior.

A educação a distância oferece flexibilidade, autonomia e menores mensalidades. Por sua vez, o curso presencial proporciona ao aluno uma experiência mais intensa no campus, usufruindo da infraestrutura da universidade e maior interação com os professores e outros estudantes.

Logo, ao conhecer as diferentes modalidades de ensino é possível encontrar a solução que mais se adequa ao seu perfil e então conquistar um diploma e um diferencial competitivo para a crise do emprego.

3. Crie o networking certo

O networking é uma ótima maneira de conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho! Por isso, gaste um tempo para a criação do networking certo. Faça uma lista de profissionais que você tem como referência e uma lista das pessoas que podem ajudar na sua busca por emprego.

Uma dica valiosa é utilizar as redes sociais para manter contato com essas pessoas. O LinkedIn é uma plataforma exclusiva para interações profissionais, portanto, utilize-a! Por meio do LinkedIn, faça contato com empresas e profissionais da área de seu interesse.

Além disso, o curso superior também é uma ótima oportunidade para criar o networking certo. Afinal, você terá contato direto e frequente com profissionais que já estão no mercado de trabalho da sua área de estudo, como professores ou alunos estagiários.

Outra dica é tomar cuidado quando conversar com a sua lista de contatos profissionais. Não peça por um emprego, mas deixe claro que está desempregado e em busca de uma oportunidade, além de demonstrar que está se dedicando aos estudos e à qualificação profissional.

Veja também:

4. Tenha uma rotina positiva

Criar uma rotina positiva é muito importante por diversos motivos, tais como: manter-se motivado; organizar seu dia; garantir maior produtividade; afastar pensamentos negativos e controlar a ansiedade.

Por isso, crie hábitos que colaborem para o seu bem-estar e sucesso tanto profissional quanto pessoal. Se dedique à sua saúde física e mental, se organize e siga uma rotina ativa e de movimento. Dessa forma, você estará sempre pronto quando a oportunidade de emprego surgir.

Mas os estudos também são importantes para que você mantenha uma rotina positiva. Afinal, ao se dedicar a uma graduação, seja um curso presencial ou educação a distância, as suas atividades acadêmicas impedem que seu dia seja improdutivo e mantêm sua mente motivada.

5. Elabore um plano de carreira

Ao elaborar um plano de carreira é possível enxergar melhor o caminho que deve ser percorrido para atingir os seus objetivos. Por isso, pense qual é o futuro profissional que você deseja para si e quais são os passos que precisa dar para alcançá-lo.

Uma dica importante é ter uma lista de empresas-alvo e cargos que você deseja ocupar. Com isso em mente, procure se qualificar para ser um profissional atraente e preparado para tais empresas e cargos. Dessa forma, mesmo em meio à crise do emprego, o seu currículo e suas atitudes vão chamar a atenção da empresa.

6. Seja uma ótima oportunidade para a empresa

Da mesma forma que profissionais buscam por uma ótima oportunidade de emprego, as empresas buscam por ótimos profissionais. Por isso, ao se qualificar com um curso de nível superior e seguir todas as dicas deste post, assim como você vai enxergar uma oportunidade de emprego, a empresa enxergará em você a oportunidade de contratar um excelente profissional.

Portanto, se dedique em ter os conhecimentos necessários para agregar da melhor forma possível no material humano da empresa. Junto com o seu currículo, envie ideias e soluções para melhorar o desempenho e lucro do empreendimento.

Pois, em meio à crise, as empresas esperam pela oportunidade de contratar um profissional capaz de fazer a diferença e encontrar soluções eficientes.

Sendo assim, essas são as 6 dicas para driblar a crise do emprego e conquistar uma ótima oportunidade no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *