Comunicação interpessoal é essencial no trabalho e na pós-graduação

Comunicação interpessoal é essencial no trabalho e na pós-graduação

Embora muitas pessoas acreditem que a fala é o nosso principal meio de se comunicar, um estudo conduzido na década de 50 aponta que 55% da nossa comunicação é não-verbal.

Um aperto de mão, um sorriso, a maneira como andamos e nos sentamos, se esfregamos os olhos ou guardamos as mãos nos bolsos… Tudo isso revela mais de nós do que talvez gostaríamos.

Mas e se você pudesse usar isso a seu favor? Veja neste post o que é a comunicação interpessoal e por que ela é essencial para o seu sucesso.

O que é Comunicação Interpessoal?

Comunicação interpessoal é a interação entre dois ou mais indivíduos. Cada pessoa tem uma forma de se expressar, trazendo na fala e nos gestos sua formação educacional, seu repertório cultural, experiências e emoções.

A forma como a outra pessoa recebe o que está sendo comunicado é influenciada em grande parte pelo jeito como você se expressa. Se você fala muito rápido, se desvia o olhar ou transmite insegurança na voz, tudo isso é percebido por seu interlocutor.

O problema é que isso pode afetar o seus objetivos acadêmicos ou profissionais. Imagine a seguinte situação: você tem um currículo impecável, fez um estágio super bacana na área em que deseja atuar e possui mais experiência que todos os outros candidatos juntos.

Mas aí chega na hora da entrevista e você trava. Gagueja, derruba a água, esquece tudo o que aprendeu nos últimos 10 anos estudando inglês, um fracasso total… A comunicação interpessoal pode ajudá-lo a se preparar melhor para essas situações. Vejamos como no item a seguir.

comunicação interpessoalPor que a comunicação interpessoal é essencial?

Tanto no trabalho quanto na pós-graduação, a comunicação interpessoal é uma ferramenta muito importante para o seu sucesso.

No ambiente corporativo, ela pode ser enxergada como uma ferramenta de negociação. Conhecer as intenções ou expectativas de um cliente te ajuda a ler os sinais que o corpo emite durante uma conversa.

Dessa forma, você pode direcionar o seu comportamento de acordo com os objetivos daquela interação, que pode ser a compreensão sobre um novo projeto, convencê-lo de que essa escolha faz mais sentido que a outra etc.

A comunicação interpessoal também revela muito sobre como os outros o percebem. Ao invés de ficar incomodado ou ignorar essa percepção completamente, você pode usá-la para se conhecer melhor.

Isso é especialmente útil na pós-graduação, onde você precisa ter segurança no seu projeto e saber transmitir as informações com clareza. Nesse sentido, você pode usar a comunicação interpessoal pode ser um exercício de autoconhecimento.

Felizmente, nós podemos treinar nosso corpo para isso.

Apresentação profissional: use a comunicação interpessoal a seu favor

Ainda tem dúvidas do impacto da comunicação interpessoal? Um estudo realizado pela Universidade de Duke, em 2013, com mais de 700 líderes de empresas mostrou que as pessoas com tons de voz mais graves tinham melhores empregos, ganhavam mais e tinham inclusive mais estabilidade no cargo.

Esse é só um dos exemplos como comunicação interpessoal ultrapassa os limites verbais. Está nos gestos, na respiração, na postura do corpo. Quer usar essa ferramenta a seu favor? Veja nossas dicas:

1. Não tenha medo de mudar

Realizar uma mudança sempre dá um friozinho na barriga, mas isso não significa que você precisa deixar o medo te congelar. Ninguém pode mudar por você. O desejo de aprimorar suas habilidades comportamentais e superar eventuais obstáculos de comunicação tem que partir de você.

2. Fique atento ao seu corpo

Daqui para a frente, preste mais atenção ao seu corpo, mesmo quando não estiver falando. Por que você está sentado de mal jeito na cadeira ou está andando cabisbaixo? Observar é uma ótima maneira de encontrar padrões e trabalhar para mudá-los.

3. Pratique a comunicação interpessoal

Para saber se os seus esforços estão fazendo efeito você precisa praticar. Converse com as pessoas no trabalho, na faculdade, em casa… Qualquer lugar pode ajudá-lo a exercitar o que você tem aprendido

Você tem alguma dica de comunicação interpessoal? Deixe um comentário contando para a gente!