Como selecionar os melhores cursos de extensão para você

Como selecionar os melhores cursos de extensão para você

Você está considerando buscar um curso de extensão universitária? Há diversos tipos de cursos de curta duração que podem incrementar o currículo, aprimorar suas habilidades e aumentar as chances de conseguir e manter um bom emprego.

Para que tudo isso dê certo, porém, é preciso certificar-se de encontrar o melhor curso de extensão de acordo com sua área de atuação, possibilidades e objetivos. E é justamente sobre isso que tratamos neste post.

No decorrer da leitura, você vai conhecer fatores relevantes a serem considerados para que você complemente sua formação da melhor maneira possível. Vamos lá?

1. Avalie o mercado que atua ou deseja atuar

Cursos de extensão existem para que o profissional tenha a oportunidade de se qualificar e adquirir novos conhecimentos importantes para sua atuação profissional.

Assim, para fazer uma boa escolha, você precisa identificar qual curso de extensão universitária vai apresentar a você conteúdos e habilidades que sejam verdadeiramente úteis para o seu trabalho ou para conquistar espaço em outra área de seu interesse.

Uma vantagem dos cursos de curta duração é que são baseados em demandas atuais do mercado. Por isso, uma boa análise permite ao profissional encontrar um curso cuja proposta esteja devidamente adequada às suas expectativas.

2. Considere suas próprias habilidades

Não há dúvidas de que fazer cursos de curta duração reflete no currículo o esforço do profissional em aperfeiçoar-se e manter-se relevante para o mercado. Porém, qualidade é sempre mais interessante do que quantidade.

Nesse sentido, a dica é para que você não se deixe levar apenas pela curta duração dos cursos de extensão e faça vários deliberadamente. Escolha aqueles que de fato permitam-lhe aperfeiçoar as habilidades que você possui ou adquirir novas que sirvam de complemento à sua formação profissional.

Se você é um profissional da área tecnológica, por exemplo, talvez não precise priorizar um curso introdutório a uma atividade que você já conhece e realiza bem.

3. Entenda a importância de habilidades complementares

A disponibilidade dos cursos de extensão varia de acordo com a procura (aulas presenciais demandam um número mínimo de estudantes para compor uma turma) e de sua relevância para o mercado naquele momento.

Assim, pode ser que ao buscar pelo melhor curso de extensão você não encontre uma opção diretamente relacionada à sua área de conhecimento e atuação profissional.

Situações assim reforçam a importância de entender como habilidades complementares podem ser relevantes para a carreira. Retomando o exemplo anterior, ainda que você seja um profissional da área tecnológica, pode se beneficiar de um curso de Oratória Moderna, por exemplo.

4. Conheça outras vantagens dos cursos de extensão

Até aqui, já ficou bastante claro que os cursos de extensão universitária dão ao profissional possibilidades de alavancar a carreira. Mas nos falta contar ainda outra vantagem associada a essa ideia!

No post Diga adeus ao desemprego: faça uma pós-graduação! destacamos como dar continuidade aos estudos faz a diferença para a recolocação profissional. E, como você deve saber, é também uma vantagem para quem deseja ocupar cargos mais altos e crescer na carreira.

Com isso em mente, vale saber que um curso de extensão pode servir para que você conheça melhor determinada área de conhecimento e, então, tenha embasamento para escolher a pós ideal.

Isso significa que para escolher o melhor curso de extensão, você pode considerar justamente aquele que ajuda você a entender qual o melhor caminho a seguir na educação continuada.

Gostou do post? Assine a newsletter da Universidade Tuiuti e receba direto em seu e-mail várias outras dicas do blog da Tuiuti!