Acesse o conteúdo

Como se preparar para o vestibular

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como se preparar para o vestibular

Já estamos nos aproximando do final do ano e quem vai fazer o vestibular em 2018 certamente deve ter lido dicas e sugestões para as provas. Entretanto, muitas vezes os estudantes focam quase exclusivamente nos conteúdos (e nas dificuldades das disciplinas) e terminam por esquecer que o processo de preparação é igualmente importante.

Listamos neste post 3 dicas importantes, às vezes deixadas de lado, mas que podem ser aplicados nesta caminhada de estudos e fazer a diferença neste vestibular.

Organização dos estudos

Monte uma planilha para controlar a organização do seus estudos para o vestibular 2018. Para começar, detalhe todas as disciplinas e onde encontrar os materiais de estudos para cada uma delas (livros, anotações ou sites). Ressalte os pontos em que você já sabe que precisará de atenção extra.

Se quiser um nível ainda maior de detalhamento, divida as disciplinas por tópicos (ex.: Física- Mecânica / Ondas / Termologia etc) e marque cada um deles à medida em que estiverem estudados e bem compreendidos. Ao final, você terá um mapa bem desenhado sobre o que já conseguiu cobrir e o quanto falta para cada disciplina. Isso facilitará o planejamento até o final e também serve para cobrir eventuais lacunas que tenham passado despercebidas.

Veja também

Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Rotina dos estudos

Outra parte importante do roteiro dos vestibulandos é a rotina, uma palavra que geralmente causa desconforto aos estudantes, que a associam a algo chato e repetitivo. Mas não há saída: o roteiro de sucesso de quem passa no vestibular sempre contém uma programação metódica dos estudos. A boa notícia? Os horários de lazer também estão inseridos nesta rotina!

Comece anotando tudo o que você faz durante um dia normal (ida à escola, intervalos de alimentação, repouso e lazer) e o tempo dedicado a cada atividade. Você pode usar também uma planilha, como no item anterior, ou mesmo aplicativo e sites dedicados a isso. Alguns deles, inclusive, têm alertas para facilitar a lembrança dos eventos. A Google Agenda, por exemplo, é uma das opções mais populares.

Depois de listar todos os eventos diários e vê-los “encaixados” em sua rotina, você verá como é fácil identificar onde há gasto de tempo excessivo e onde estão os intervalos que podem ser usados para melhorar a sua preparação.

Guia do vestibulando

Checklist final para o vestibular 2018

Quando a data das provas se aproximar, além de continuar a preparação, é hora de se preocupar com os dias de realização do vestibular e conferir a lista final:

  • Calcular a distância entre sua casa e o local da prova para evitar imprevistos (você não quer aparecer naquelas fotos em desespero tentando pular a grade, né?);
  • Checar a previsão do tempo e se é permitido levar lanches no dia da prova;
  • Confirmar se os materiais e documentação estão ok (carteira de identidade, lápis preto, borracha, caneta etc);
  • Cuidar para ter uma véspera de prova tranquila, com boa alimentação e sono reparador;
  • Respirar fundo e fazer uma boa prova.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus contatos e ajude a mais pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *