Como posso ter um melhor rendimento na minha graduação EaD?

Como posso ter um melhor rendimento na minha graduação EaD?

Uma graduação EaD pode ser a solução para quem precisa conciliar vários setores da vida e ainda quer fazer um curso superior. A versatilidade desse tipo de formação permite que o aluno possa estudar de onde estiver e na hora que puder, sem a necessidade de estar presencialmente todos os dias em uma sala de aula.

Todo o conteúdo e as videoaulas ficam disponíveis em uma plataforma online. Basta apenas ter acesso à internet e um computador para abrir  o mundo de possibilidades do ensino superior a distância.

No entanto, a ausência da rotina habitual dos cursos presenciais pode fazer com que algumas pessoas “se percam” facilmente. O processo de aprendizado é conduzido pelo estudante, uma maravilhosa oportunidade, mas que também exige autodisciplina e compromisso.

5 valiosas dicas de estudo online

Estudar e internet parecem duas palavras antônimas, sem a menor chance de combinação. O primeiro pensamento é que é impossível fazer qualquer coisa com a persistente tentação de consultar as redes sociais.

Essa ideia tem o seu fundo de verdade. Mas também é preciso relembrar que, graças a essa tecnologia, milhões de pessoas em todo o mundo adquirem novos conhecimentos e podem dar um novo rumo à carreira.

Existem formas de fazer essa dinâmica funcionar da melhor forma possível. Fizemos uma lista delas para que você aproveite todo o potencial da sua graduação EaD. Confira!

1. Organize a sua rotina

Pode parecer uma recomendação óbvia e você pode pensar que tem total controle da sua rotina. Mas será que tem mesmo ou está apenas funcionando em piloto automático para dar conta das demandas?

Para encaixar o seu curso a distância no dia a dia, você terá que fazer um levantamento de todas as suas atividades diárias e ver quantas horas tem disponíveis para se dedicar ao estudo. Seja honesto e realista. Mesmo que tenha um horário mais livre, faça o cronograma e planeje.

Faça uma espécie de calendário para que possa visualizar a informação e não confie apenas na sua cabeça. Use o bom e velho papel ou peça ajuda novamente à tecnologia. Ferramentas como Google AgendaEvernote e Trello. Até uma planilha de Excel pode servir para o efeito.

2. Tenha um local adequado que permita a concentração

Não, você não precisa estar em uma sala de aula durante a graduação EaD, e essa é justamente uma das vantagens da modalidade. Porém, isso não significa que o momento de estudar deva acontecer em qualquer lugar e de qualquer jeito.

Está comprovado que o meio interfere na forma como absorvemos conteúdos quando estamos estudando. Uma mesa mais desorganizada, por exemplo, pode contribuir para a falta de foco.

Na hora de estudar, procure um local iluminado, arejado e silencioso. Para quem tem dificuldade de se concentrar em casa, vale a pena recorrer a bibliotecas públicas.

3. Elimine as distrações

Essa dica é um complemento da anterior. Estudando em um local adequado, você provavelmente já eliminou uma boa parte das possíveis distrações. Mas há uma grande armadilha na própria ferramenta necessária para o estudo: o computador.

Feche todas as abas desnecessárias e não caia no erro de fazer uma simples pesquisa no momento da aula. Deixe para depois ou corre o risco de cair na espiral da procrastinação. Se necessário, utilize extensões como o BlockSite, que bloqueiam o acesso a determinados sites durante um período específico de tempo.

4. Use e abuse do chat para fazer perguntas

Os ambientes virtuais de aprendizagem dos cursos EaD têm canais de comunicação que facilitam o acesso do aluno aos professores para fazer qualquer pergunta. Nas aulas ao vivo, o chat fica aberto para dúvidas ou comentários. Faça bom proveito dessa interatividade, pois ela vai ajudar a consolidar os conhecimentos.

Além disso, nas atividades em conjunto com outros estudantes, converse e saiba mais sobre os seus colegas de curso. Uma ótima oportunidade de networking nunca é demais!

5. Encare com a mesma seriedade de uma graduação presencial

As orientações anteriores podem ser resumidas com esta. Para avançar no curso e fazer valer o seu investimento, você vai precisar ter o mesmo empenho que teria ao frequentar uma graduação presencial.

A flexibilidade não diminui a importância, tanto que o diploma EaD tem o mesmo valor de um tradicional e ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Por isso, faça do seu curso uma prioridade, tenha um excelente percurso acadêmico e valorize os seus progressos. Essa é uma porta para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Onde fazer graduação a distância em Curitiba

O zelo com a sua graduação a distância começa com a escolha de uma instituição de ensino de qualidade. Em Curitiba, você pode contar com a Universidade Tuiuti do Paraná. Com 60 anos de experiência no mercado, agora tem uma oferta de cursos EaD que vai de encontro às necessidades do mercado e dos futuros profissionais.

Uma das melhores universidades particulares do Paraná, de acordo com o Ministério da Educação, inaugura a modalidade com 15 cursos e um grande compromisso com a excelência. Os estudantes têm um aprendizado dinâmico, baseado no estudo de casos e problemas. Esse método facilita a assimilação da matéria e estreita a relação entre academia e prática profissional.

E para fazer parte da seleção dos melhores, você tem três caminhos: através da nota do Enem, por vestibular agendado ou como segunda graduação. Qual deles você vai escolher para dar o próximo passo?