Como fazer um currículo para primeiro emprego

Conquistar o primeiro emprego, mesmo para quem já possui uma formação de nível superior, muitas vezes é uma tarefa difícil, principalmente com um mercado de trabalho com cada vez mais concorrência e uma situação econômica desfavorável.

Assim, muitas pessoas se perguntam qual passo dar para facilitar esse processo e como fazer um currículo para conquistar o primeiro emprego, sendo que um dos grandes obstáculos encontrados pelos jovens é o fator experiência, que é tido como pré-requisito para muitas empresas.

E foi pensando em tudo isso que preparamos algumas dicas super especiais para ajudar você a montar um currículo interessante para o empregador. Confira!

Dica 1

Você já considerou a possibilidade de conciliar os seus estudos com um trabalho? Pois é, esse é um aspecto que pode lhe ajudar muito na hora de procurar um emprego, mas muita gente fica com receio de atrapalhar o seu desempenho acadêmico. Porém, com organização é possível colher bons frutos disso! O ideal é que você consiga desempenhar alguma atividade que esteja relacionada com a sua área de interesse, mas outras opções também são válidas, mesmo que envolvam freelas, voluntariado, estágio e etc, isso dará um upgrade na hora de fazer o seu currículo.

Dica 2

Observe modelos de currículos na internet! Hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos de currículos na rede, bem como dicas de profissionais especializados no assunto. Portanto, antes de começar a fazer o seu, dê uma olhada nos formatos de currículo que as pessoas estão utilizando e defina o que melhor se adapta às suas necessidades.

Dica 3

Insira as suas informações pessoais – a primeira coisa que você precisa fazer ao preencher o seu currículo é inserir dados como nome completo, endereço, e-mail, telefone e o seu perfil no Linkedin.

Dica 4

Objetivos profissionais – muitas pessoas ainda dão pouca atenção para esse tópico, mas nele você pode desenvolver uma pequena frase que especifique o que pretende realizar, o quanto e o porquê a vaga é importante para você.

Dica 5

Formação – não esqueça de colocar todas as suas formações, até mesmo as extracurriculares, idiomas, enfim, todas as formações das quais você dispõe de certificado.

Dica 6

Experiência – mesmo que você ainda não tenha tido a experiência de um trabalho formal, você pode mencionar “bicos” realizados, trabalho como freelancer, voluntariado, entre outras coisas, pois isso mostrará o quanto é esforçado e poderá significar a diferença entre um “sim” e um “não.