Clínica de Psicologia da Tuiuti: formação de profissionais mais humanos

Clínica de Psicologia da Tuiuti: formação de profissionais mais humanos

A Clínica de Psicologia tem como principal objetivo possibilitar ao aluno praticar os conteúdos teóricos por meio de atendimentos à comunidade, além da oportunidade de conhecer e participar de todas as atividades envolvidas no processo de atendimento clínico, desde a triagem até o tratamento do paciente.

Os atendimentos são realizados por alunos do sétimo ao décimo períodos do curso e inclusive pelos profissionais que são alunos da pós-graduação em Psicologia Clínica. As consultas são acompanhadas pelos professores que analisam junto ao aluno a prática de acordo com as abordagens psicológicas (Psicanálise, Cognitivo-comportamental, Analítica, Gestalt Terapia, Sistêmica, Psicodrama, Psicoterapia com enfoque em sexualidade)

Segundo o professor e Responsável Técnico pela clínica, Luiz Ramos, a média de atendimento de pacientes chega a 583 procedimentos por mês. “A partir de informações coletadas das secretárias da clínica-escola de Psicologia da Universidade Tuiuti, são atendidos em média 7 mil pacientes por ano. Alguns dos serviços prestados são: Prevenção de Maus-tratos contra crianças e adolescentes; Serviço de Orientação Profissional; Atendimento a Transtornos Alimentares; Psicoterapia em enfoque na Sexualidade e Serviço de Acompanhamento Terapêutico”.

A Psicóloga Sheila Lippmann, formada na Tuiuti no ano de 2017, afirma que seus aprendizados proporcionados pelos atendimentos feitos na clínica-escola são únicos. “Aprendemos a importância de sermos documentadores que captam a essência do que realmente faz a diferença a cada atendimento. Foi bárbaro o envolvimento dos alunos e a experiência da equipe de supervisão com a imersão nas diferentes etapas do processo, valorizando o potencial e estimulando as habilidades a serem desenvolvidas em cada novo psicólogo. A experiência na clínica contribui no repertório dos futuros profissionais com olhar investigativo e crítico para as questões do contexto social e cultural. Enfim, para mim o estágio foi ótimo, essencial para formação. Fez parte das primeiras construções profissionais combinadas com práticas orientadas, e a segurança a cada atendimento realizado. Formação continuada para o crescimento profissional. Único.”

Para Patrick Ignazevski, aluno do Curso de Jornalismo da Tuiuti e paciente da clínica, a experiência é de acolhimento “A clínica de psicologia me ajudou bastante. Foi um momento bem complicado da minha vida e eu estava passando por varias situações, fiquei sabendo então que a própria universidade tinha uma clínica psicológica e poderia me ajudar. Além da facilidade de estar localizada dentro da Tuiuti, os alunos do curso de Psicologia são bem capacitados para exercer o trabalho de ouvir e auxiliar em questões pessoais. O valor mais acessível para um atendimento de qualidade também ajuda muito”.

Como ser atendido?

O paciente deve entrar em contato telefônico ou pessoalmente, fornecendo dados como nome, idade, telefones e disponibilidade de horário. Assim que um aluno tiver a mesma disponibilidade, o paciente é contatado e agenda a primeira sessão. O horário de atendimento à comunidade é das 8h as 21h de segunda à sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. A secretaria para atendimento geral funciona das 8h às 22h de segunda à sexta, e aos sábados das 9h às 13h.