Acesse o conteúdo

Ciência da computação: por que essa carreira é uma tendência?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Ciência da computação: por que essa carreira é uma tendência?

A Ciência da Computação é uma parte dos conhecimentos da área de TI (Tecnologia de Informação) e os profissionais qualificados para atuar nessa área são muito requisitados no mercado de trabalho. Dessa forma, os cientistas da computação contam com uma carreira promissora e estável.

Por isso, saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação em Curitiba e por que essa carreira é uma forte tendência. Confira a seguir!

O que é Ciência da Computação?

Para entender por que a carreira nessa área é tão essencial para a economia atual, é necessário primeiro compreender o que é essa ciência.

Ciência da Computação é o estudo tecnológico da informação. Portanto, é a ciência que estuda a teoria da computação, algoritmos e desenvolvimento de sistemas de hardware e software, tais como suas aplicações. Dessa forma, o trabalho do cientista da computação é criar e administrar tecnologias capazes de processar dados no computador e transformá-los em informação.

Ou seja, na prática, a Ciência da Computação é responsável por desenvolver, analisar e gerenciar sistemas computacionais.

Sendo assim, algumas das áreas de atuação do cientista da computação são:

  • gerente de TI;
  • desenvolvimento de softwares e aplicativos;
  • treinamento do uso de softwares e sistemas;
  • implementação e gestão de banco de dados;
  • implementação e gestão de sistemas de segurança;
  • marketing e venda;
  • consultoria e suporte ao usuário.

Por que o profissional da área é essencial para o mercado de trabalho?

Você consegue pensar em alguma empresa — grande ou pequena — que não utiliza computadores e softwares? É difícil imaginar, não é mesmo? Isso porque a tecnologia é muito presente no nosso dia a dia e responsável pelo bom funcionamento das empresas.

Aliás, agora mesmo você deve estar lendo este texto em um computador, celular, tablet ou outro dispositivo eletrônico que foi desenvolvido por meio do trabalho de um cientista da computação, permitindo tanto o funcionamento do hardware quanto do software para que você pudesse ter acesso a este conteúdo.

Por isso, as empresas precisam de um profissional qualificado em Ciência da Computação para desenvolver e gerenciar desde um site com bom funcionamento até um banco de dados seguro, confiável, prático e fácil de usar, entre outros sistemas computacionais.

Além disso, há também as empresas de inovações tecnológicas e aquelas que funcionam por meio de aplicativos, sendo ambas são cada vez mais importantes para a economia e dependem do trabalho de profissionais qualificados na área de TI.

Dessa forma, fica fácil compreender como a Ciência da Computação é essencial para as empresas e o mercado de trabalho.

Por que a carreira em Ciência da Computação é uma tendência?

A Ciência da Computação está diretamente relacionada aos avanços tecnológicos. Portanto, assim como a tecnologia avança cada vez mais e ganha cada vez mais espaço em nossas vidas e no mercado de trabalho, o mesmo acontece com a ciência que é responsável por esse desenvolvimento tecnológico.

Sendo assim, entenda os motivos pelos quais uma carreira na área é uma forte tendência.

Mercado de trabalho aquecido

Os profissionais formados em Ciência da Computação contam com um bom índice de empregabilidade no mercado de trabalho, com oportunidades inclusive no setor público. Afinal, essa área tem grande busca e pouca demanda de profissionais qualificados.

Crescimento constante

Os avanços tecnológicos não param! Se atualmente a tecnologia já é fundamental para a nossa sociedade e economia, a tendência é que isso se intensifique ainda mais. Consequentemente, profissões relacionadas à área de TI devem continuar crescendo.

Trabalho remoto

O trabalho remoto já é uma realidade e certamente será ainda mais comum no mercado de trabalho do futuro. Dessa forma, esse é mais um motivo para afirmar que a carreira de quem atua com tecnologia da informação é uma tendência, onde, o profissional da área pode facilmente realizar suas funções em home office.

Veja também:

Valorização profissional

Devido à relevância e à necessidade de profissionais qualificados na área, o cientista da computação tende a ser muito valorizado pelo mercado de trabalho e obter bastante prestígio social.

Salários altos

Uma boa média salarial certamente é um dos atrativos da profissão, transformando a carreira na área em uma tendência. A média salarial de um gerente de TI, de acordo com o site Catho, é de R$9.145,13. Um valor interessante, não é?

Agora que você entendeu os motivos pelos quais essa carreira é uma tendência, saiba mais sobre como é o curso de Ciência da Computação em Curitiba.

Como é o curso de Ciência da Computação em Curitiba?

O curso que forma cientistas da computação tem como base a matemática e a lógica. Por isso, na grade curricular estão disciplinas como Cálculo, Geometria, Lógica de Programação e Programação Avançada.

É importante entender que a tecnologia se inova constantemente e, dessa forma, é necessário contar com uma instituição que se mantém sempre atualizada para preparar profissionais qualificados e prontos para o mercado. Sendo assim, a Tuiuti oferece aos seus alunos projetos interdisciplinares e disciplinas específicas voltadas para robótica e inteligência artificial.

curso da Tuiuti também desenvolve habilidades de raciocínio lógico, capacidade de observação e reflexão, pesquisa e trabalho em equipe, sendo essas qualidades  fundamentais para uma carreira de sucesso em Ciência da Computação.

Portanto, os alunos da Tuiuti concluem o curso aptos para resolver problemas e atender necessidades por meio de soluções computacionais.

Logo, estão claros os motivos pelos quais a carreira em Ciência da Computaçãos é uma tendência e como o curso oferecido pela Tuiuti em Curitiba forma profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.

Ficou interessado nessa carreira tão promissora? Então leia agora mesmo sobre Ciência da Computação: salário e possibilidades.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *